Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Comissão quer que o governo peça perdão pela escravidão no Brasil

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra, criada em março pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro, exigirá que o governo brasileiro peça perdão pelo crime de escravidão no País. “Que a presidenta Dilma Rousseff emita um decreto ou encaminhe para o Congresso Nacional um projeto de lei para que seja aprovado esse pedido de perdão”, disse o presidente da comissão, Marcelo Dias.

Essa é uma das principais conclusões da primeira fase de trabalho e pesquisa da comissão, cujos resultados foram divulgados nessa quarta-feira no Rio de Janeiro. De acordo com Dias, o governo fluminense terá de emitir decreto ou encaminhar projeto de lei para a Assembleia Legislativa, reconhecendo de maneira formal o envolvimento da Corte Imperial, sediada na cidade do Rio de Janeiro, bem como do Estado, no processo escravocrata. Outra recomendação é que o governo federal ratifique a Convenção A-68 da Organização dos Estados Americanos sobre discriminação racial e intolerâncias.

Dias informou que a Convenção A-68 preconiza que em todos os espaços do Poder constituído seja observada a integração étnica e racial. “O Supremo Tribunal Federal é composto 100% hoje por representantes de somente uma etnia”, declarou o presidente da comissão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Zika atingiu ao menos 500 mil pessoas no Brasil em um ano
Depois de 12 anos em vigor, Estatuto do Desarmamento pode ser revogado
https://www.osul.com.br/comissao-quer-que-governo-peca-perdao-pela-escravidao-no-brasil/ Comissão quer que o governo peça perdão pela escravidão no Brasil 2015-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar