Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Agro Comitiva gaúcha pede apoio para o setor lácteo à ministra da Agricultura

Compartilhe esta notícia:

Katia Abreu
MInistra Kátia Abreu participa da missão.
Comitiva gaúcha do setor leiteiro participa de reunião, nesta quarta-feira (12), com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em Brasília, juntamente com o deputado federal Alceu Moreira. No encontro, serão discutidas alternativas para proteger o setor leiteiro nacional, que neste momento enfrenta dificuldades de inserção no mercado externo e forte concorrência devido ao aumento da importação. O grupo conta com a participação do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), representado pelo 1º vice-presidente, Guilherme Portella.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de leite em pó caíram 25,5% nos sete primeiros meses de 2015 na comparação com o ano passado e, por outro lado, as importações do produto aumentaram 87,5%. O cenário está ligado à baixa dos preços do leite no mercado internacional, à alta carga tributária e aos elevados custos de produção, que diminuem a competitividade dos produtos locais.
Para o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, esse cenário é preocupante porque cria um desequilíbrio no mercado interno, penaliza a indústria nacional e, consequentemente, o produtor de leite em um ano que o setor está trabalhando sem margem alguma. “Estamos trabalhando com prejuízo no setor de leite em pó e dividindo essas perdas com o produtor. Precisamos de um esforço maior do governo federal para contribuir no reequilíbrio do setor lácteo”, diz Guerra.
Nesse panorama, o presidente do Sindilat lembra ainda que “não há espaço para o governo do estado do Rio Grande do Sul realizar qualquer tipo de ampliação na carga tributária do setor, sob a pena de tirar ainda mais a competitividade”. Para ele, se isso for feito, apenas a indústria gaúcha será penalizada.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Lançamento Angus na Expointer
Angus antecipa participação na Expointer, com expectativa na valorização de rústicos
Promebo apresenta Sumário de Touros na 38ª Expointer
https://www.osul.com.br/comitiva-gaucha-pede-apoio-para-o-setor-lacteo-a-ministra-da-agricultura/ Comitiva gaúcha pede apoio para o setor lácteo à ministra da Agricultura 2015-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar