Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Companhias aéreas reduzem as exigências sobre a aparência das comissárias e dispensam o uso de maquiagem

Compartilhe esta notícia:

Empresas internacionais de aviação liberam o uso de calças no uniforme e dispensam maquiagem. (Foto: Reprodução)

Duas companhias aéreas internacionais decidiram tornar menos rígidas as regras sobre a aparência de suas comissárias de bordo.

As funcionárias da inglesa Virgin Atlantic e da irlandesa Aer Lingus não são mais obrigadas a usar maquiagem nos voos. Ambas as empresas também vão incorporar calça comprida aos uniformes dessas funcionárias.

No Brasil, as quatro maiores companhias aéreas já oferecem calças no uniforme, mas pedem o uso de maquiagem e dão instruções sobre como ela precisa ser. A orientação da Gol é que a maquiagem “harmonize a pele”, enquanto a Latam recomenda o uso de “cores naturais”.

Na Azul, uso de salto baixo só é liberado no caminho de uma aeronave à outra, para dar conforto e segurança às comissárias nos trajetos que podem ser longos e incluir escadas, segundo a empresa.

A Avianca Brasil e a Latam dizem não exigir o uso de cabelos presos, ao contrário da Gol, que proíbe cabelos soltos quando eles passam da altura dos ombros.

A empresa está testando novos uniformes, desenvolvidos pelo estilista Alexandre Herchcovitch, que levam em consideração os “movimentos e as necessidades do dia a dia dos colaboradores nas diferentes áreas da operação”.

Denúncias

Comissários de bordo estão entre os profissionais que mais se divorciam. Acredita-se que a taxa esteja conectada às longas jornadas de trabalho e períodos de ausência de casa. Porém, os altos índices de divórcio podem estar também conectados ao estresse dos profissionais – e a postura das companhias aéreas só tende a agravar estes números.

Em 2017, 63 casos de abuso sexual em voos foram denunciados ao FBI. Além disso, pesquisas mostram que 20% dos comissários já recebeu ao menos uma denúncia de abuso entre os passageiros – e menos da metade destas chegaram de fato à polícia. Os casos ganharam notoriedade após Randi Zuckerberg (irmã de Mark Zuckerberg) denunciar o descaso da companhia aérea quanto ao assédio sofrido em um voo.

Apesar de tantos problemas, algumas empresas ainda exigem que as mulheres comissárias de bordo usem maquiagem. Recentemente, a Virgin Atlantic, do Reino Unido, acabou com essa exigência. Além de poderem decidir se querem ou não se maquiar para trabalhar, as comissárias passam a receber também calças como parte do uniforme padrão da empresa. Antes da mudança, as calças só eram fornecidas quando solicitadas.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Celebrado nesta sexta, o Dia Mundial da Água é alvo de uma série de iniciativas no Estado. O foco é a importância da preservação deste recurso natural
Entenda por que Michel Temer foi preso pela Operação Lava-Jato do Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/companhias-aereas-reduzem-as-exigencias-sobre-a-aparencia-das-comissarias-e-dispensam-o-uso-de-maquiagem/ Companhias aéreas reduzem as exigências sobre a aparência das comissárias e dispensam o uso de maquiagem 2019-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar