Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 16 de novembro de 2015
A Ambev terá de retirar do ar a propaganda da Skol Ultra, anunciada como “a cerveja oficial dos atletas não oficiais”. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) entendeu que o comercial desrespeitou as recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao fazer associação entre consumo de bebida alcoólica e esporte.
Decisão unânime.
Em julgamento recente, o órgão decidiu, por unanimidade, pela sustação da campanha. Ainda cabe recurso, mas, pela decisão o comercial deve sair do ar imediatamente. Ambev informou que “não comenta ações em andamento” à reportagem. A peça publicitária, que anuncia o lançamento da Skol Ultra, começou a ser veiculada em rede nacional em setembro. Embalado pela trilha sonora “Feeling Good”, de Nina Simone, o filme mostra pessoas comuns praticando atividades físicas em diferentes locais. A cerveja é apresentada como uma bebida com “menos carboidratos, menos calorias”.
Segundo a Ambev, a Skol Ultra tem 4,2% de teor alcoólico o que corresponde a 0,7% a menos do que a Skol Pilsen, além de 22% menos de calorias. A campanha é assinada pela agência Wieden + Kennedy. O processo foi aberto no Conar após o órgão ter recedido cinco reclamações de consumidores.
Respeito ao Conar.
As medidas do Conar não têm força de lei nem poder de determinar multa. Mas, na regra geral, as decisões costumam ser sempre atendidas pelos anunciantes e pelas agências de publicidade. O órgão informou que desde a sua fundação, em 1978, nenhuma de suas recomendações deixou de ser acatada. (AG)