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| Conar rejeita pedido para tirar do ar comercial de bombom com beijo gay

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Conselho entendeu que não há motivo para restrição e que críticas são intolerantes. (Foto: reprodução)

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu arquivar o processo aberto contra a propaganda do bombom Sonho de Valsa, que exibiu casais em beijos apaixonados, incluindo um casal de mulheres. Em julgamento, o órgão que regula a publicidade brasileira decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido para retirada do ar do comercial.

O processo foi aberto após o recebimento de quatro reclamações de consumidores, que consideraram a propaganda “apelativa” e “contra os princípios morais e éticos”, segundo o Conar. Uma das queixas criticou também o fato de o comercial ter sido exibido em horário nobre. O relator do caso destacou no voto, seguido pelos demais conselheiros, que “não há razão para que o comercial sofra qualquer tipo de restrição” e considerou as críticas uma atitude de preconceito e intolerância às relações.

Campanha

A propaganda “Pense menos, ame mais” foi lançada pelo Sonho de Valsa em rede nacional de TV em abril. No filme de 60 segundos são mostrados um casal de idosos, um branco e uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas e uma mulher sentada em seu colo e também um casal do sexo feminino.

A versões mais curtas, entretanto, tiveram uma edição diferente, sem o beijo homossexual. Questionada na época sobre a decisão de incluir um beijo gay, a marca da Mondelez disse que “a campanha traz uma visão atual sobre o amor – que não tem formato, não tem raça, não tem gênero e todos os amores têm algo em comum: coisas que não fazem sentido, como beijar”.
“A Mondelez Brasil, detentora da marca, valoriza, incentiva e pratica a diversidade em todas as suas atividades, respeitando também as diferentes opiniões geradas a partir do filme”, afirmou em comunicado divulgado no lançamento da campanha.

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