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Por Redação O Sul | 5 de abril de 2018
Em uma reunião realizada na tarde de quarta-feira (04) no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, a Polícia Civil foi informada sobre o número preliminar de candidatos inscritos no concurso público para ingresso na carreira de delegado. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de fevereiro de 2018 para o provimento de cem vagas.
Conforme a Fundatec, empresa que realizará a prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, 16.038 candidatos realizaram a inscrição. Entre o número total de inscritos, 39% são mulheres e 61% são homens. A idade média dos candidatos ao cargo é de 33,13 anos, sendo que a maioria (9.576) se encontra na faixa etária entre 26 e 35 anos.
O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e para negros ou pardos. A deficiência deve ser compatível com a atividade policial, o que será avaliado por uma comissão especial. Segundo informado em relatório emitido pela Fundatec, 15% dos candidatos se declararam negros ou pardos, e 2% declararam ser portadores de algum tipo de deficiência. As inscrições ocorreram de 26 de fevereiro a 27 de março.
Esta edição do concurso apresenta algumas inovações na comparação com os certames anteriores. Foram acrescentadas provas de medicina legal e criminologia. Nos exames de saúde, foi incluído o exame toxicológico. Outra novidade acontece na etapa dos exames físicos no qual o teste do dinamômetro foi substituído pelo exame de barra.
Por fim, para preencher os requisitos de investidura, o candidato deverá ter no mínimo três anos de atividade jurídica ou policial. A prova de capacitação intelectual será aplicada no dia 20 de maio. O salário inicial é de R$ 20.353,06.