Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Condenados por improbidade, ex-governadores do Distrito Federal perdem seus direitos políticos

Compartilhe esta notícia:

Ex-governador José Arruda é acusado de participar do esquema do mensalão do DEM. (Foto: Celso Júnior/AE)

A segunda Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal condenou em primeira instância, na segunda-feira,  os ex-governadores José Roberto Arruda e Joaquim Roriz por improbidade administrativa por envolvimento no suposto esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM. Com a decisão, os dois  perdem os direitos políticos por dez anos. Cabe recurso.
Outras quatro pessoas também foram condenadas, entre elas o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do DF Domingos Lamoglia e o delator do escândalo, Durval Barbosa. Juntos, todos terão de devolver um total de 250 mil reais aos cofres públicos por dano ao erário.
Os réus também terão de pagar 2 milhões de reais, também divididos entre eles, por danos morais, e uma multa cível de três vezes o prejuízo causado pelo esquema, para cada um e em valor a ser definido no fim do processo. As duas condenações não se aplicam a  Barbosa, por ter colaborado com a Justiça.
O advogado de Arruda, Ticiano Figueiredo, disse que irá recorrer. A defesa alega   que o “o processo vem sendo conduzido de forma parcial e apaixonada”.
O esquema do mensalão do DEM de Brasília foi descoberto depois que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora, para investigar o envolvimento de deputados distritais, o então governador Arruda e o vice dele, Paulo Octavio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já prepara um discurso para engavetar a reforma da Previdência
Manifestantes protestam contra alta no preço da passagem de ônibus em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/condenados-por-improbidade-ex-governadores-do-distrito-federal-perdem-seus-direitos-politicos/ Condenados por improbidade, ex-governadores do Distrito Federal perdem seus direitos políticos 2016-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar