Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Confiança do comércio brasileiro avança depois de quadro quedas consecutivas

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram divulgados pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Foto: Divulgação)

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio), divulgado nesta quarta-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), avançou 6,8 pontos em setembro, atingindo 89,2 pontos. Após quatro meses de quedas consecutivas, o indicador retorna ao nível de abril (89,1 pontos).

“A queda da confiança nos meses anteriores havia refletido o aumento da incerteza com a crise política de maio, e mais recentemente, a preocupação coma sustentação das vendas após o fim do período de liberação de recursos do FGTS. O bom resultado de setembro mostra que este momento já passou e o setor retoma a tendência de alta da confiança que vinha apresentando nos primeiros meses do ano”, avalia Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas da FGV.

A alta do ICOM em setembro ocorreu de forma disseminada pelos 13 segmentos pesquisados. Houve melhora tanto das expectativas quanto das avaliações sobre a situação atual. O ISA-COM (Índice de Situação Atual) subiu 6,5 pontos, para 83,9 pontos, maior desde janeiro de 2015 (87,4 pontos). Já o IE-COM (Índice de Expectativas) avançou 7,0 pontos, para 95,1 pontos, retornando ao nível de abril de 2017 (95,8 pontos).

Resultado trimestral

Apesar da recuperação em setembro, a média do ICOM no terceiro trimestre terminou ficando 2,8 pontos abaixo à do trimestre anterior, interrompendo uma sequência de seis trimestres de alta. No trimestre, O IE-COM recuou 3,8 pontos depois de subir 4,8 pontos nos dois primeiros trimestres do ano.

Já o ISA-COM perdeu 1,6 ponto, após acumular 13 pontos no primeiro semestre. Segundo Aloisio Campelo “o resultado de setembro sugere a retomada da tendência de alta virtuosa da confiança com melhora gradual da percepção sobre a situação presente e otimismo moderado em relação aos meses seguintes.”

Construção

O INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção – M) registrou, em setembro, taxa de variação de 0,14%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,40%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,37%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,20%. O índice referente à Mão de Obra registrou variação de -0,04%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,56%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,42%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,22%. Dos quatro subgrupos componentes, dois apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,14% para 0,56%.

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,10%, em agosto, para 0,17%, em setembro. Neste grupo, vale destacar a aceleração de carreto para retirada de entulho, cuja taxa passou de -0,12% para 0,59%.

Mão de obra

O índice referente à Mão de Obra registrou variação de -0,04% em setembro, ante 0,56% no mês anterior. Esta variação deveu-se a ajustes nos níveis salariais de algumas ocupações.

Capitais

Três capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em contrapartida, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, registraram aceleração.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem mata menino de 9 anos por comer bolo de aniversário sem permissão
Três turistas levam chifradas de touros em festival na Espanha
https://www.osul.com.br/confianca-do-comercio-brasileiro-avanca-depois-de-quadro-quedas-consecutivas/ Confiança do comércio brasileiro avança depois de quadro quedas consecutivas 2017-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar