Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Confira 10 dicas que podem ajudar seu filho a passar de ano na escola

Compartilhe esta notícia:

Para especialistas, é um erro se preocupar com as notas apenas no último bimestre. (Foto: Freepik)

Antes das tão esperadas férias, o fim do ano letivo pode ser uma época de tranquilidade ou desespero. Vai depender do rendimento do aluno no período escolar. Para especialistas, é um erro se preocupar com as notas apenas no último bimestre.

“Isso não pode ocorrer só no fim do ano. A preocupação precisa ser constante. Esta atitude faz com que não surjam problemas na reta final”, ensina Luciana Brites, psicopedagoga e uma das fundadoras do Instituto NeuroSaber.

Por outro lado, alunos que já conseguiram notas suficientes para passar de ano relaxam demais e deixam a média cair. “Isso normalmente ocorre com quem não é cobrado diariamente pelos pais para que a média seja mantida”, observa a psicóloga Ellen Moraes Senra. “Os alunos precisam perceber que eles estudam para ter conhecimento”, completa Luciana.

Para as especialistas, os pais estão mais preocupados com o desempenho escolar dos filhos. Mas é preciso avaliar como a cobrança por bons resultados está sendo feita. “Se for um apoio sadio, incentivando a criança ou adolescente a explorar o máximo de seu potencial, pode ser benéfico. Porém, se for uma cobrança por resultados que estão além da capacidade da assimilação do aluno, outras dificuldades podem surgir”, alerta Talita Beja, psicóloga do Centro Pediátrico da Lagoa, do Grupo Prontobaby

Caso as dicas abaixo não funcionem e o resultado seja a reprovação, os filhos devem ser acolhidos pelos pais. Para Luciana, nem sempre passar de ano é o melhor. “Às vezes, o aluno vai sem nenhum pré-requisito para a outra série e fica um ano inteiro tendo problemas para entender um conteúdo que ainda não é adequado para ele”, explica.

Para tentar se salvar da reprovação:
1. Faça um cronograma de estudos. É importante destinar mais tempo àquelas matérias em que tem mais dificuldade.
2. Pratique com exercícios. Refaça os exercícios dados em sala de aula em casa.
3. Faça resumos. Fichamentos também ajudam a memorizar o conteúdo.
4. Estude com o seu filho. Apenas cobrar do aluno um ótimo resultado na última prova não vai adiantar.
5. Reforço escolar. Se possível, pague um professor particular.
6. Local adequado. O espaço utuilizado para estudar é muito importante.
7. Grupos de estudo. A troca entre várias pessoas ajuda no processo de aprendizagem.
8. Identifique a dificuldade.
9. Não estudar por muitas horas seguidas. É sempre importante dar um intervalo entre os períodos de estudo para relaxar.
10. Jogos e músicas. Muitas pessoas têm mais facilidade de entender e memorizar os conteúdos por meio de músicas e jogos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Fábio Jr. fala mal de Dilma e Lula em show nos Estados Unidos
Sessão em que homem jogou pizza em vereador é suspensa pela Justiça
https://www.osul.com.br/confira-10-dicas-que-podem-ajudar-seu-filho-passar-de-ano-na-escola/ Confira 10 dicas que podem ajudar seu filho a passar de ano na escola 2017-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar