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Confira 3 verdades e 1 mito sobre o café da manhã

Nutricionistas preocupam-se com a exclusão dessa refeição. (Foto: Reprodução)

Uma das maiores preocupações dos nutricionistas está na exclusão do café da manhã diariamente, principalmente para emagrecimento. Confira os mitos e verdades sobre essa refeição.

1. O café da manhã é a primeira refeição do dia, e precisa estar presente todos os dias na nossa rotina.
Verdade. O nosso organismo necessita de nutrientes equilibrados no início da manhã, para realizar suas funções adequadamente, e por isso o desjejum deve conter todos os grupos alimentares em quantidades adequadas.

2. O nosso corpo mantém um ciclo biológico, na qual depende da nutrição adequada.
Verdade. O ciclo circadiano, que corresponde o período em que o organismo desempenha suas funções, é influenciado pela ação hormonal e depende majoritariamente da oferta de nutrientes em horários adequados. Por isso, é necessário realizar o café da manhã e distribuir as refeições ao longo do dia, sempre reduzindo a quantidade de ingesta alimentar até o período noturno.

3. O café da manhã deve conter todos os macronutrientes de qualidade.
Verdade. Não é necessário excluir carboidratos nesta refeição (e em nenhuma outra!). Não é porque o seu organismo estava em jejum durante a noite, que você irá bloquear as vias de queima de gordura quando realizar uma refeição com carboidrato. Opte por frutas combinadas com iogurtes naturais, sementes e oleaginosas picadas, ovos mexidos com tapioca e até uma vitamina com banana e abacate (gorduras saudáveis).

4. Devemos comer a maior parte das calorias diárias no café da manhã.
Mito. Essa refeição deve ser realizada, mas sem ingerir uma grande quantidade de calorias. Isso pode sobrecarregar o organismo, visto que ele estava em um período de “restrição calórica”, podendo comprometer a digestão e influenciar no decorrer das atividades ao longo do dia. Como todo planejamento nutricional adequado, é preciso distribuir as calorias por todas as refeições, de forma equilibrada e assertiva.

Café saudável

Há quem diga que é preciso tomar cuidado com as frutas, já que são naturalmente ricas em açúcar e isso pode causar um pico de energia no sangue e também pode fazer com se sinta fome pouco tempo depois da refeição. Entretanto, elas são, sim, bem-vindas nesse momento. Elas contém um alto nível de nutrientes bons, como vitaminas, minerais e fitonutrientes que protegem o organismo contra diversos males.

Entretanto, segundo nutricionistas, vale combiná-la com cereais, ricos em fibras, e proteínas, para que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta. A dica é preparar um mingau de aveia e incrementar com frutas, como banana. Se quiser variar, pode optar por um leite de vegetal. Já no caso dos sucos, a recomendação é ingerir apenas uma vez ao longo do dia.

Ovos já foram considerados vilões, mas hoje a inclusão no café da manhã é recomendada. É possível prepará-los nas versões poché ou ovos mexidos e combiná-los com torradas de grãos integrais. Para incrementar ainda mais a receita, inclua um vegetal ou legume nos ovos mexidos.

O abacate é uma opção de gordura boa para o nosso organismo e também pode ser combinado, segundo nutricionistas, com as torradas de grãos integrais.

Castanhas são outro exemplo de ingrediente com gorduras boas. A dica é usá-las para complementar aquele mingau para ter uma combinação de frutas, carboidratos, fibras e gorduras boas. Isso maximiza a absorção dos nutrientes pelo organismo, além de manter estável o nível de açúcar.

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