Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Confirmada a segunda morte por leishmaniose visceral humana em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde emitiu alerta epidemiológico sobre a doença (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou a segunda morte por leishmaniose visceral humana contraída em Porto Alegre. A vítima é um morador do bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste.

A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania infantum, que é transmitido pela picada do mosquito-palha. Embora a doença atinja especialmente cães, seres humanos também podem ser infectados, acidentalmente, pela picada do inseto. O mosquito-palha se contamina picando um cão infectado.

A doença não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra, nem dos cães para os humanos. A transmissão do parasita ocorre pela picada da fêmea do mosquito-palha. Não há vacina contra leishmaniose visceral, doença que pode ser curada em humanos, mas não em animais.

Atualmente, as áreas consideradas endêmicas para a doença na Capital são os bairros Jardim Carvalho e Morro Santana. Os sintomas são febre persistente, aumento do tamanho do baço e do fígado, acompanhados ou não de palidez e emagrecimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Novos agentes da Força Nacional reforçam atuação da BM na Capital
Rio vai vacinar a população em todo o Estado contra a febre amarela
https://www.osul.com.br/confirmada-a-segunda-morte-por-leishmaniose-visceral-humana-em-porto-alegre/ Confirmada a segunda morte por leishmaniose visceral humana em Porto Alegre 2017-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar