Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Congresso mantém veto de Dilma ao fim do fator previdenciário e encerra sessão sem analisar veto ao reajuste do Judiciário

Compartilhe esta notícia:

Sessão do Congresso que analisou vetos de Dilma foi encerrada na madrugada desta quarta-feira (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Após pressão do governo e negociação de ministérios com o PMDB, o Congresso Nacional manteve, na madrugada desta quarta-feira (23), parte dos vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos da chamada pauta-bomba, que ao todo poderiam resultar em gastos extras de 128 bilhões de reais até 2019. Por falta de quórum, porém, a sessão foi encerrada às 2h19min sem que fosse analisado um dos pontos mais polêmicos, o veto ao projeto que reajusta o salário dos servidores do Judiciário em 59,5%, em média, nos próximos quatro anos.

Os governistas queriam votar o tema e manter o veto de Dilma, mas não conseguiram assegurar o quorum necessário durante a madrugada. Já a oposição queria derrubá-lo, mas avaliou que não tinha força suficiente caso o tema fosse de fato à votação. Por isso, esvaziou a sessão. Entre os vetos de Dilma mantidos por deputados e senadores está o que barrou a alternativa ao fator previdenciário (mecanismo que desestimula aposentadorias precoces) e o que isenta a cobrança de PIS e Cofins para óleo diesel.

Ao todo, dos 32 vetos em análise, os parlamentares mantiveram 26. Parte da votação foi feita em bloco e em papel. Para que as decisões de Dilma fossem revogadas era preciso o voto de pelo menos 257 dos 513 deputados e 41 dos 81 senadores. Além do reajuste dos servidores do Judiciário, não foi votada a proposta que estende a todos os aposentados a política de valorização do salário mínimo. Não há data para que seja realizada nova sessão para análise dos vetos de Dilma. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cavaleiros levam a chama até o Palácio Piratini
A origem da Semana Farroupilha
Por um voto, Assembleia Legislativa gaúcha aprova projeto do governo que aumenta o ICMS
https://www.osul.com.br/congresso-mantem-veto-de-dilma-ao-fim-do-fator-previdenciario-e-encerra-sessao-sem-analisar-veto-ao-reajuste-do-judiciario/ Congresso mantém veto de Dilma ao fim do fator previdenciário e encerra sessão sem analisar veto ao reajuste do Judiciário 2015-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar