Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Congresso Técnico reúne estrangeiros na 7ª Turismate

Compartilhe esta notícia:

Turismate
Foto: divulgação

Com o objetivo de fortalecer a pesquisa no ramo da erva-mate, a Secretaria de Turismo de Ilópolis (RS) realiza, nos dias 12 e 13 de novembro, o 2º Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia da Erva-mate, dentro da 7ª Turismate. O evento contará com painéis e palestras sobre inovação e tecnologia na área, e a importância da planta para a saúde.

A expectativa da organização é de que 900 a mil pessoas participem da ação, que será realizada no auditório do Parque do Ibama.O público alvo são produtores rurais, mateicultores, ervateiros, membros de entidades representativas do setor, autoridades municipais, estaduais, nacionais e estrangeiras.

Somente do Paraguai é aguardada uma delegação de 32 pessoas, formada por membros do CYP (Centro YerbateroParaguayo), integrantes do Ministério do Turismo, produtores ervateiros, além de professores e alunos da área.

O país é produtor de erva-mate, assim como a Argentina, de onde virá a diretoria do Instituto Nacional da Erva-mate. Os especialistas argentinos têm como objetivo ampliar o debate, e conhecer as formas de produção da planta no Brasil.

O professor e pesquisador da Universidade Nacional do Uruguai, Nelson Bracesco, será o representante do Uruguai. Ele realizará uma das palestras do congresso, quando falará sobre os benefícios da erva-mate para a saúde.

Também já tem presença confirmada, a jornalista francesa Barbara Dufrêne, da revista americana Tea&Coffee Trade Journal. Ela acompanhará o processo de infusão do chimarrão, e realizará uma abordagem sobre o tema. Segundo a secretária de Turismo Ariana Maia, Barbara estará trazendo dois chás Wulong para a degustação, o Organic terroir e Anxi Tie Guan Yin. Ambos possuem flagrância florais e foram introduzidos na Europa a cerca de 10 anos. A área de produção do chá Anxi, na Ásia, demonstra total similaridade com a erva-mate.

Esta é a principal abordagem da troca de experiências com a Bárbara. O preço de um pacote do Anxi com 250g chega normalmente a 71 reais e é produzidos por pequenas propriedades.

Para Ariana, é uma imensa responsabilidade que o município assume, ao receber tantos estrangeiros, e visitantes. “Vindos de fora, eles poderão perceber o quanto nossa cidade e região tem força e conhecimento sobre a erva-mate. Assim, poderemos cada vez mais agregar valor à nossa produção.”

O embelezamento da cidade já é feito há mais de um mês, para recebe-los. Os hotéis estão com as vagas praticamente esgotadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sabina Deweik
Precursora da técnica de cool hunting no Brasil ministra workshop na ADVB/RS
União volta a bloquear contas do Rio Grande do Sul por atraso na parcela da dívida
https://www.osul.com.br/congresso-tecnico-reune-estrangeiros-na-7a-turismate/ Congresso Técnico reúne estrangeiros na 7ª Turismate 2015-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar