Últimas Notícias > Notas Brasil > Cabeleireira simula sequestro e é indiciada

Conheça 7 dicas para manter o seu cartão de crédito longe das fraudes

Nunca envie dados sensíveis de cartão, como senha e número, por e-mail, chat ou mensagem de texto. (Foto: Reprodução)

Todo cuidado é pouco quando se trata de ambiente virtual. E-mails, lojas on-line e links para promoções devem ser acessados em segurança para não ser vítima de fraude. Na correria diária, às vezes passamos algumas tarefas adiante. Mas, quando se trata de cartão de crédito, é importante evitar entregá-lo ou passar os dados para outras pessoas, mesmo que sejam de total confiança. Leia a matéria e anote as dicas para não cair em armadilhas.

Cuidado com as fraudes

Tome cuidado com o phishing, fraude que chega via e-mails e sites falsos, que normalmente prometem prêmios ou solicitam atualização bancária. Evite clicar nesses links. Nunca envie dados sensíveis de cartão, como senha e número, por e-mail, chat ou mensagem de texto.

Compras on-line em segurança

Verifique se sua administradora já oferece um cartão virtual. Muitas empresas já disponibilizam essa opção, que nada mais é do que um número de cartão criado em tempo real para ser utilizado em apenas uma determinada compra. Isso diminui bastante os riscos de problemas com as compras feitas pela internet.

Cheque as compras efetuadas

Sempre acompanhe a fatura e confira se as compras condizem com o histórico do último mês. Se possível, instale o aplicativo do cartão no celular e ative notificações, para ver as transações que são efetuadas a cada utilização.

Atendimento em segurança

Não informe seus dados aos atendentes ao receber ligações ou mensagens em aplicativos. Nesses casos, a recomendação é confirmar, apenas durante a conversa, as informações dadas por esses profissionais.

Viagens para o exterior

Para evitar bloqueios e inconvenientes durante a visita a outros países, informe com antecedência o destino ao banco ou à administradora. Isso pode ser feito por telefone ou pelo aplicativo.

Cartões não são devolvidos

Operadoras não solicitam a devolução do cartão nem a retirada desse material na residência. Se receber uma ligação com um pedido do tipo, desconfie. A melhor forma de inutilizar um cartão é cortá-lo em vários pedaços, especialmente, o chip.

Deixe seu comentário: