Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Conheça as plantas não convencionais que são alternativa para diversificar a alimentação

Compartilhe esta notícia:

Capuchinha integra as chamadas PANCs. (Foto: Divulgação)

O Brasil, considerado uma das maiores potências agrícolas do mundo, conta com uma vasta diversidade de plantas, algumas delas muito comuns na culinária do dia a dia e outras nem tanto. Até agora.

Para diversificar a alimentação, incrementar as receitas e aproveitar a grande variedade de vegetais disponíveis no nosso solo fértil, diversos chefs e profissionais ligados ao mundo gastronômico têm usado as chamadas PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

Muitas delas são velhas conhecidas dos brasileiros, mas não são muito usadas na culinária. Já outras não são tão comuns e são conhecidas apenas em nichos específicos.

Veja abaixo algumas das PANCs e saiba como começar a utilizá-las na sua dieta:

Lírio-do-brejo

Lírio-do-brejo. (Foto: Divulgação)

Muitos não o conhecem, mas o lírio-do-brejo é um dos parentes do gengibre e possui lindas flores brancas que podem ser consumidas cruas ou em receitas mais elaboradas (até mesmo geleia!). A raiz, que possui um odor forte e característico, é utilizada em receitas para substituir o gengibre.

Taioba

Taioba. (Foto: Divulgação)

A taioba é uma das plantas preferidas dos adeptos das PANCs, e seu uso já é bastante difundido. Ela possui folhas grossas e bem verdes, que podem ser cortadas e refogadas, assim como a couve, ou podem incrementar uma receita, como bolinhos empanados. A dica no preparo da taioba é sempre usá-la cozida, pois crua pode pinicar a boca.

Peixinho-da-horta

Peixinho-da-horta. (Foto: Divulgação)

Essa é uma planta, além de linda, muito saborosa. Suas folhas possuem um leve tom cinzento e uma textura aveludada, mais grossa, sendo ótimas para serem consumidas empanadas e fritas. O sabor lembra o gosto típico do peixe – por isso, o nome peixinho-da-horta.

Malvavisco

Malvavisco. (Foto: Divulgação)

As flores do malvavisco possuem uma tonalidade vermelha e sempre são encontradas em formatos mais fechados. Elas podem ser consumidas cruas, como ornamentos em saladas, ou também como a couve, picada e refogada. O malvavisco lembra muito o hibisco e também pode ser consumido como chá.

Capuchinha

Capuchinha. (Foto: Divulgação)

A capuchinha é uma das queridinhas dos cozinheiros que desejam arriscar um novo sabor na cozinha. Tanto a flor quanto as folhas podem ser aproveitadas na culinária, seja como ingrediente principal ou como ornamento para diversos pratos. As folhas possuem um sabor mais amargo, que lembra a mostarda, e as flores têm um gosto semelhante às alcaparras.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Plano de saúde aceita apenas quem tem mais de 49 anos
Transição de país jovem a idoso requer resposta do sistema de saúde
https://www.osul.com.br/conheca-as-plantas-nao-convencionais-que-sao-alternativa-para-diversificar-a-alimentacao/ Conheça as plantas não convencionais que são alternativa para diversificar a alimentação 2017-09-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar