Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Conheça as vantagens e desvantagens de você usar um chip sob a pele

Compartilhe esta notícia:

Homem colocou um biochip na mão esquerda como parte de um experimento tecnológico. (Crédito: Reprodução)

Viver com um chip sob a pele, por meio do qual é possível guardar senhas, abrir portas, ligar carros e computadores. A ideia parece saída de um filme de ficção científica, mas é realidade para o russo Eugene Chereshnev. Há um ano, Che, como é conhecido, colocou um biochip na mão esquerda como parte de um experimento tecnológico.

Entre os objetivos da experiência, contou ele, está evitar que dados do usuário da rede digital sejam armazenados no sistema comum da internet.

“Somos escravos digitais”, disse Che, que é especialista em segurança cibernética da Kaspersky. “Dou um exemplo: no ano passado, fui banido do Facebook porque não coloquei meu nome real e, depois, não dei o número do meu passaporte, como solicitado por eles. Eu quero mudar isso. Quero que esse chip seja propriedade das pessoas. Que seus dados sejam sua propriedade e não das grandes empresas digitais.”

Essa privacidade é possível porque as informações colocadas no chip são criptografadas e mantidas dentro do aparelho de 2 por 12 milímetros. Com o chip é possível abrir portas, dispensando chaves ou crachás; ligar o carro, computador e telefone. Mas o intuito é ampliar o uso, armazenando nele, por exemplo, dados bancários, evitando o uso de cartões.

O dispositivo se comunica com aparelhos via radiofrequência por meio da tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification). “Nós temos refrigeradores que podem comprar coisas, carros conectados, aparelhos para controlar temperatura”, comentou. “Quando você tem um chip dentro de você, se sente como uma coisa. Você toca em algo e ele começa a funcionar, você toca um carro e ele dá a partida.”

Che já tem há quase um ano o aparelhinho, que está para ser atualizado, em seu corpo. Até agora, não enfrentou problema de rejeição – por precaução, usou vidro orgânico no revestimento – nem teve de fazer manutenção. Apesar de ser feito de metal, a pecinha não traz dor de cabeça ao russo. Não detectada por scanners corporais, como os usados em aeroportos, ela evita que Che tenha de explicar conceitos de conectividade a cada viagem de avião.

Segundo o executivo da Kaspersky, no futuro, haverá o que ele chamou de propriedade privada de dados. Ou seja: cada pessoa será, de fato, dona de suas informações e capaz de decidir se o histórico de buscas na internet ou a lista de medicamentos comprados pode ou não ser armazenada ou usada por alguma companhia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Governo de Israel agora permite que as mulheres e não só os homens possam chorar no Muro das Lamentações
“Precisamos que mais homens apoiem o feminismo”, diz treinador antimachismo
https://www.osul.com.br/conheca-as-vantagens-e-desvantagens-de-voce-usar-um-chip-sob-a-pele/ Conheça as vantagens e desvantagens de você usar um chip sob a pele 2016-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar