Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Conheça mitos e verdades sobre o banho de sol

Compartilhe esta notícia:

Câncer de pele é o mais frequente no Brasil. (Foto: Reprodução)

O verão começou e é preciso ficar atento ao sol. No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele. Por isso, confira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre a exposição solar.

O protetor solar só deve ser usado em dias de sol: MITO
O hábito de se proteger contra o sol deve ser frequente e contínuo. Os raios solares continuam agindo mesmo em dias de mormaço ou chuvosos. Além disso, luzes artificiais como a do computador também danificam a pele.

Quem quer “pegar uma cor” deve usar bronzeador: MITO
Os bronzeadores têm como função acelerar o processo de bronzeamento. E como os raios UVA e UVB são altamente cancerígenos, nenhum tipo de bronzeador é recomendado.

Negros, mulatos e pardos também precisam usar protetor solar: VERDADE
Apesar de ter uma resistência maior aos danos causados pelos raios, o protetor ainda se faz necessário por quem quer manter a saúde e a beleza da pele negra. Os cuidados devem ser os mesmos que se tem com a pele clara, com o uso de fator 30 ou maior.

Passar o protetor solar e entrar na água: MITO
É muito importante seguir as instruções da embalagem e aplicar o produto de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol ou de entrar na água.

Reaplicar o protetor após mergulhar: VERDADE
Um produto eficaz para proteção de queimaduras deve ter FPS 30, no mínimo, e ser reaplicado a cada 2 horas, ou após cada mergulho.

CUIDADOS COM OS CABELOS

No verão os cabelos recebem mais sol e, por vezes, também sofrem com a ação do cloro existente nas piscinas, o sal do mar, o vento e outros agentes nocivos. Para isso, a dermatologista Anna Cecília Andriolo, especialista em tricologia (estudo dos cabelos e pelos) ensina como cuidar bem dos fios para que se mantenham hidratados e com saúde.

  • Primeiro é necessário proteger os fios dos raios UVA e UVB com protetor solar específico para os cabelos e chapéu ou algum acessório que diminua o contato direto com os raios solares.
  • Lavar os cabelos todos os dias pode, sim. Mas não se deve dormir com os fios molhados. Ao contrário do que se diz, é melhor que o cabelo seja lavado todos os dias a ficar com o couro cabeludo oleoso.
  • Também não é indicado prender os cabelos quando os fios não estiverem completamente secos. Após a lavagem, os cabelos ficam mais frágeis, podendo ocorrer a quebra quando são presos.
  • Aposte em uma linha de produtos específicos para o verão, com xampu, condicionador e máscara, sem esquecer do leave-in, que forma uma película protetora, todas as vezes que for ficar exposto ao sol ou tomar banho de mar ou piscina.
  • Após mergulhar no mar ou na piscina, enxague os fios com água normal para retirar o sal e os produtos químicos. Se for ficar em lugares que não possuem duchas, adicione à bolsa uma garrafinha de água para lavar os cabelos.
  • Evite ficar muito tempo embaixo do sol, principalmente entre 10h e 16h, quando ele está mais intenso.
  • Faça hidratação com frequência nos cabelos. Se possível, uma vez por semana. Caso esteja viajando e não tenha tempo, realize o procedimento quando retornar. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça as profissões ideais para quem é tímido
A obesidade pode ser a causa do sedentarismo, e não o contrário
https://www.osul.com.br/conheca-mitos-e-verdades-sobre-o-banho-de-sol/ Conheça mitos e verdades sobre o banho de sol 2017-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar