Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Conheça as mudanças nas relações entre o mundo e os EUA sob Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

Em uma série de tweets na manhã desta segunda, Trump diz que o Departamento de Justiça "deveria ter ficado" com a primeira ordem executiva. (Foto: Reprodução)

O governo de Donald Trump nos Estados Unidos completou 100 dias no fim de semana. A relação do país com o resto do mundo mudou de maneira significativa após a posse do novo presidente. Abaixo, algumas mudanças:

Aumento de tensões nucleares na Ásia

Antes mesmo de tomar posse, Trump fez comentários sobre o Taiwan nas redes sociais, incitando uma reaproximação – o que irritou bastante a China. Japão e Coreia do Sul também foram o alvo de Trump por “confiarem demais” nos Estados Unidos – ele até disse que eles se beneficiariam se tivessem seu próprio arsenal nuclear. E há ainda o Estado renegado da região, a Coreia do Norte, que está desenvolvendo suas próprias armas nucleares e que vem protagonizando um aumento da tensão com os EUA desde que Trump assumiu o cargo.

Rússia

Durante a campanha eleitoral dos Estados Unidos, Trump elogiou o presidente russo dizendo que Vladimir Putin era um “líder muito forte, com quem ele adoraria ter uma boa relação”. Isso foi antes das agências de inteligência americanas terem afirmado que a Rússia havia sido responsável por hackear os e-mails do Partido Democrata durante a campanha para a presidência.

Força bélica

No início, Trump também era contrário à ação militar na Síria. Então foi uma bela reviravolta quando o presidente ordenou ataques de mísseis americanos em uma base aérea síria em abril. Trump justificou a ação na Sìria, dizendo que o ataque químico pelo qual o governo sírio teria sido responsável tinha mudado sua percepção das coisas. A resposta americana com mísseis marcou a primeira vez que os EUA tiveram o governo sírio como alvo direto desde que o conflito por lá começou.

Aquecimento global

Durante a campanha, Trump disse que iria “cancelar” o acordo de clima de Paris logo nesses primeiros cem dias. Isso não aconteceu, e seus conselheiros estão agora como opiniões divididas sobre fazer isso ou não.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Réu no Supremo pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá declarou que está mais pobre
Parte do eleitorado da esquerda radical francesa cogita votar em Marine Le Pen, da extrema direita
https://www.osul.com.br/conheca-mudancas-nas-relacoes-entre-o-mundo-e-os-eua-sob-donald-trump/ Conheça as mudanças nas relações entre o mundo e os EUA sob Donald Trump 2017-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar