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| Conheça o avião elétrico da Nasa

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X-57  será um avião rápido, silencioso e, principalmente, não poluente. (Crédito: Reprodução)

A Nasa (agência espacial americana) anunciou o avião experimental X-57, propulsionado por motores elétricos. Apelidado de Maxwell em homenagem ao físico escocês James Clerk Maxwell – que realizou pesquisas pioneiras sobre eletromagnetismo no século 19 –, a tecnologia pretende reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes na atmosfera. A aeronave possui 14 motores elétricos e foi desenvolvida para utilizar cinco vezes menos energia do que um avião normal para trafegar a uma velocidade aproximada de 280 quilômetros por hora. Como a propulsão é inteiramente elétrica, o avião não emite gás carbônico.

Tecnologia para reduzir consumo de combustíveis. 
De acordo com a Nasa, foi construído com 12 motores menores, que distribuem a energia entre si para decolagens e aterrissagens, e dois outros grandes motores utilizados para manter a aeronave em altitude de cruzeiro. A tecnologia pretende reduzir o consumo de combustíveis e o tempo de voo, além de diminuir os custos de operação em 40% – já que a propulsão elétrica permite que o avião trafegue abaixo de sua capacidade máxima.

Maxwell também será mais silencioso, como é esperado de um modelo de transporte que utiliza motores elétricos. Segundo a Nasa, o X-57 faz parte de um projeto que pretende desenvolver aeronaves com mais eficiência energética em dez anos, chamado New Aviation Horizons. A aeronave marca mais um episódio dos chamados “x-planes”, aviões experimentais produzidos pelos EUA para testar novas tecnologias.

O primeiro deste tipo ficou conhecido em 1947 e se chamava x-1 (sendo o primeiro avião a romper com a barreira do som). “Dezenas de x-planes de todas as formas, tamanhos e propostas se seguiram – e todos contribuíram para nós sermos líderes mundiais em tecnologias para aviação e espaço. Aviões como X-57, e os próximos que virão, nos ajudam a manter esse papel”, afirmou Jaiwon Shin, administrador da Diretoria de Missões de Pesquisas Aeronáuticas da Nasa.

Avião supersônico de passageiros.

No início deste ano, a Nasa anunciou que está desenvolvendo, em parceria com a GE e a Lockheed Martin, um avião supersônico de passageiros – coisa que os céus do mundo não veem desde a aposentadoria do Concorde, em 2003.

O Concorde, que foi criado pela França e pela Inglaterra, nos anos 1970, sempre teve um problema crítico: ao ultrapassar a velocidade do som, gerava o chamado estrondo sônico, uma onda de choque ouvida como uma espécie de explosão pelas pessoas em terra. Por isso, ele foi proibido de voar em velocidades supersônicas quando estivesse sobre áreas habitadas. O avião deixou de operar comercialmente em 2000, quando protagonizou um acidente grave que matou 113 pessoas em Paris (França). De lá para cá, a aviação comercial deixou de oferecer voos supersônicos.

Mas, no que depender da Nasa, eles vão voltar. A agência diz ter inventado uma tecnologia supersônica silenciosa, que reduz muito o estrondo sônico – e pretende usá-la em um novo avião, que se chama QueSST Passenger Jet (a sigla significa Quiet Supersonic Technology), cujos testes começariam em 2020. Não há mais informações sobre a aeronave, como preço ou número de passageiros, mas a agência divulgou uma animação indicando como ela poderá ser. A Nasa garante, apenas, que a redução de ruído ocorre graças ao formato do novo avião e aos materiais empregados em sua construção.

tags: tecnologia

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https://www.osul.com.br/conheca-o-aviao-eletrico-da-nasa/ Conheça o avião elétrico da Nasa 2016-06-28
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