Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Consumo de dados em cinco anos no Brasil será um dos mais baixos em lista de 23 países

Compartilhe esta notícia:

Medida também vale para bibliotecas públicas e ambientes educacionais. (Foto: Reprodução)

O brasileiro adora acessar as redes sociais, mas usar a internet do celular para assistir a vídeos, ouvir música e navegar livremente vai exigir não só disposição, como paciência nos próximos anos. Afetado pela crise econômica, o Brasil vai chegar em 2021 entre as últimas posições na corrida pela maior conectividade móvel. A constatação faz parte de uma pesquisa da Cisco, que revela que, em cinco anos, o usuário brasileiro vai consumir 4.201 MB (megabytes) por mês, número que o coloca à frente apenas de África do Sul e Índia em uma lista de 23 países.

Para se ter uma ideia do abismo digital, a Coreia do Sul, a primeira do ranking, vai chegar em 2021 com consumo médio mensal por usuário de 23.892 MB. No levantamento, o Brasil fica atrás da vizinha Argentina, onde o consumo por pessoa será de 5.721 MB. Segundo especialistas, a crise no Brasil afetou a capacidade de investimento das empresas de telecomunicações e o poder de compra das famílias brasileiras. A qualidade, muito questionada pelos usuários, também aparece na lista como um dos fatores que travam o crescimento.

Assim, o país vai avançar menos nos próximos anos em comparação a outras nações. O Brasil, onde o consumo por pessoa hoje é de 878 MB mensal, terá alta de 37%, em média, a cada ano. No México, por exemplo, o avanço chegará a 43%, passando dos atuais 740 MB para 4.507 MB. O mesmo vai ocorrer em diversas nações da Europa, como França, Espanha e Reino Unido.

“Muitos desses países estão em um movimento diferente do Brasil, com a digitalização da economia e a própria internet das coisas, que permite a conexão de carros e outros produtos à internet. O Brasil, por outro lado, tem um grau de exclusão alto. A crise afeta as empresas e a capacidade de pagamento das pessoas, que buscam planos mais baratos”,  disse Giuseppe Marrara, diretor de Relações Governamentais da Cisco Brasil.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Brasileiros não estão conseguindo fazer ligações a cobrar para o exterior desde o final do ano passado
O Banco Central discutiu fazer um corte de juros mais radical do que a queda de 1 ponto percentual na Selic anunciada na semana passada
https://www.osul.com.br/consumo-de-dados-em-cinco-anos-no-brasil-sera-um-dos-mais-baixos-em-lista-de-23-paises/ Consumo de dados em cinco anos no Brasil será um dos mais baixos em lista de 23 países 2017-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar