Últimas Notícias > Capa – Destaques > Brasil e Argentina se enfrentam em amistoso na Arábia Saudita

Conta de luz segue sem cobrança adicional em outubro

Segundo a Aneel, os principais fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde são a evolução positiva do período úmido de 2016 (Foto: James French/AFP)

As contas de luz terão bandeira tarifária verde em outubro, o que significa que não haverá cobrança extra junto aos consumidores no próximo mês, informou nesta sexta-feira (30) a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a agência, esse é o sétimo mês consecutivo de bandeira verde, ocasionado, principalmente, pela evolução positiva do período de chuvas neste ano, pela redução do consumo e pela entrada de novas usinas em operação.

A bandeira tarifária tem como objetivo refletir as condições da oferta de energia – se há aumento nos custos de geração, podem ser acionadas as bandeiras amarela ou vermelha, que geram uma cobrança adicional junto aos consumidores a cada 100 kilowatt-hora.

O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado em janeiro de 2015, como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade.

Segundo a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que já era incluído na conta de energia, por meio do reajuste tarifário anual das distribuidoras. A agência considera que a bandeira torna a conta de luz mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente. (ABr)