Últimas Notícias > Atividades Empresariais > I Fashion Outlet Novo Hamburgo anuncia chegada de loja da Adidas

Conta de luz vai ficar mais cara em maio

Será vermelha no Patamar 1, a mesma de agosto.(Foto: Agência Brasil)

A bandeira tarifária da conta de luz no próximo mês será amarela, o que significa a cobrança de R$1 real a mais para cada 100 quilowatts-hora consumido. Isso irá aumentar o valor da conta para os usuários.

O anúncio da nova cobrança foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a agência, o mês de maio é marcado pelo início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Mesmo que a previsão para o período indique tendência de vazões, a produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas e é esse fator que motiva a aplicação da nova bandeira.

Enquanto a bandeira amarela estiver em voga, a Aneel recomenda que consumidor adote o uso consciente e evite o desperdício de energia.

Sistema de bandeiras tarifárias

Criado pela Aneel, o sistema sinaliza o custo real da energia gerada. As bandeiras tarifárias podem ser nas cores verde, amarela ou vermelha, sendo que na última existem dois níveis. As cores indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.