Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Controladoria-Geral da União cria índice para identificar municípios expostos à corrupção

Compartilhe esta notícia:

Novo sistema possui "critérios inteligentes", disse o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão. (Foto: José Cruz/Abr)

A CGU (Controladoria-Geral da União) anunciou nesta segunda-feira (10) mudanças nos critérios de definição dos municípios que serão alvo de auditoria da pasta. A partir de agora, além do tradicional sorteio, será feita uma análise com base em índices de “vulnerabilidade” das administrações públicas, que avaliará indicadores como transparência e volume de recursos repassados pela União.

No próximo semestre, o órgão ligado à Presidência responsável, entre outras atribuições, pelo combate à corrupção no governo federal, fiscalizará 45 municípios. Pela primeira vez, quatro capitais serão auditadas, já com base nos índices de vulnerabilidade: Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Para definir quais cidades serão auditadas, serão considerados 12 indicadores de “desenvolvimento econômico-social, transparência, controle e materialidade”. Por exemplo, se uma prefeitura possui site de transparência, os auditores consideram que está menos vulnerável a atos de corrupção do que uma que não disponibiliza a ferramenta à população.

Outros critérios são o volume de recursos repassados pela União e também a posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com base em indicadores de educação, saúde e renda.

Cada um desses itens receberá uma pontuação por parte da CGU, que pode variar de 1 (baixo) até 4 (muito alto). Estados, municípios e o Distrito Federal podem pontuar de 12 a 48 pontos nessa escala de vulnerabilidade.

Durante o lançamento do programa de fiscalização, em Brasília, o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, disse que esse novo sistema é mais “assertivo”, porque possui “critérios inteligentes”.

De janeiro de 2013 a junho de 2015, os 45 municípios que serão fiscalizados pelos auditores da CGU no segundo semestre receberam 9,2 bilhões de reais em transferências do governo federal.

O ministro ressaltou, porém, que os critérios de vulnerabilidade não indicam, necessariamente, que haja indicativos de fraude ou corrupção nos locais escolhidos para serem auditados. (G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Site e caixas eletrônicos do Itaú ficaram fora do ar em todo o País após queda de sistema
79% dos brasileiros não percebem a perda de massa muscular com o avançar da idade
https://www.osul.com.br/controladoria-geral-da-uniao-cria-indice-para-identificar-municipios-expostos-a-corrupcao/ Controladoria-Geral da União cria índice para identificar municípios expostos à corrupção 2015-08-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar