Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Convênio garante 300 mil para o Museu da Comunicação Hipólito da Costa

Compartilhe esta notícia:

Projeto “Do Fotograma ao Cinema”, irá recuperar e conservar equipamentos cinematográficos do Museu (Foto: Divulgação)

Com o objetivo recuperar equipamentos e acervo cinematográfico, a Associação dos Amigos do Museu Hipólito da Costa e representantes da Caixa Econômica Federal assinaram, nesta sexta-feira (31) um convênio de repasse de R$ 300 mil que servirão para qualificar o Museu da Comunicação.

Na ocasião, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado, Victor Hugo, destacou a dedicação dos servidores do Hipólito, da Associação de Amigos e da Caixa Federal para a preservação da história. “Existe um ambiente de colaboração entre setores públicos e da sociedade civil que produz bons resultados para a cultura e para a memória”.

O ato da assinatura, na sede da Sedactel, é resultado do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural da Caixa, que selecionou para este ano 13 projetos de todo o país. Os recursos serão destinados ao projeto “Do Fotograma ao Cinema”, que contempla a recuperação e conservação dos equipamentos cinematográficos do Museu.

Participaram da cerimônia o secretário-adjunto André Kryszczun – que responde interinamente pela Direção do Museu da Comunicação –, a presidente da Associação de Amigos Silvia Galant François e, representando a Caixa Econômica Federal, os superintendentes Danilo Pickrodt (regional) e Pedro Lacerda (executivo).

Projeto valoriza a memória do cinema

A partir da recuperação de uma série de equipamentos antigos que se encontram no Museu, o objetivo do projeto é proporcionar à sociedade gaúcha a possibilidade de conhecer de perto os processos de produção cinematográfica.

O trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses prevê exposição permanente destes equipamentos para visitação pública, apresentação de pesquisas históricas, realização de oficinas sobre cinema para crianças e adolescentes, além de sessões comentadas de filmes que fazem parte da coleção do Musecom e que serão, agora, restaurados e digitalizados com recursos do prêmio da Caixa Federal.

Neste processo, os estudantes e público interessado na sétima arte entrarão em contato com as técnicas utilizadas pelos profissionais do cinema, como corte e montagem, uso das moviolas, efeitos de luz e sombra, direção, enquadramento, entre outras etapas de uma produção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Estudo seleciona pacientes com depressão
Brasil tem superávit comercial recorde para março
https://www.osul.com.br/convenio-garante-300-mil-para-o-museu-da-comunicacao-hipolito-da-costa/ Convênio garante 300 mil para o Museu da Comunicação Hipólito da Costa 2017-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar