Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Conversas de WhatsApp podem ser “roubadas” de iPhones

Compartilhe esta notícia:

WhatsApp falha na proteção dos dados e da privacidade dos usuários. (Foto: Reprodução)

Um marroquino de 19 anos descobriu uma falha no serviço de mensagem instantânea WhatsApp, que permite extrair todos os contatos e o conteúdo das conversas dos iPhones.

De acordo com a revista TelQuel, o jovem, Ahmed Lekssays, que cursa o primeiro ano de Engenharia na Universidade Al Akhawayn, em Ifrane, e é apaixonado por computação, percebeu esta falha há cerca de um mês durante um “teste de intrusão” no aplicativo.

Usando um iPhone e um computador com o sistema operacional Linux, Lekssays conseguiu acessar contas do WhatsApp e extrair todo o conteúdo, tanto de conversas quanto da agenda de contatos, em várias ocasiões.

O jovem, que garante ter feito a operação inclusive em aparelhos bloqueados, já comunicou à empresa sobre o problema, ainda não solucionado.

Não é a primeira vez que Lekssays descobre bugs como esse. Há algum tempo, o estudante encontrou e notificou uma falha no aplicativo do Twitter no sistema iOS, que permitia o acesso a contas vinculadas a esse programa.

Um relatório feito pelo grupo americano de defesa de liberdades civis na internet EFF (Electronic Frontier Foundation) mostrou que o WhatsApp falha na proteção dos dados e da privacidade dos usuários. A companhia desenvolvedora do WhatsApp, que tem 800 milhões de usuários no mundo todo, ganhou apenas uma estrela, das cinco possíveis, no relatório “Who has your back?” (“Quem te defende?”, na tradução livre) que anualmente analisa como empresas de internet e de telecomunicações protegem a privacidade dos seus usuários. As companhias são avaliadas em critérios que incluem transparência com relação a solicitações de governos e divulgação de política para armazenamento de dados.

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Cientista brasileiro é envenenado por perereca e descobre primeira espécie peçonhenta
Thaila Ayala conta que socorreu mulher que encontrou na rua, em Hollywood: “Ela estava morrendo nos meus braços”
https://www.osul.com.br/conversas-de-whatsapp-podem-ser-roubadas-de-iphones/ Conversas de WhatsApp podem ser “roubadas” de iPhones 2015-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar