Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Norte confirmou que enviará uma delegação para a Olimpíada na Coreia do Sul

Compartilhe esta notícia:

Participarão 22 atletas norte-coreanos em cinco esportes olímpicos, segundo o Comitê Olímpico Internacional. A delegação terá 24 técnicos e dirigentes, além de 21 representantes da imprensa. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Norte enviará neste domingo uma delegação à vizinha do sul para preparar uma viagem de uma companhia artística para a Olimpíada de Inverno, que começará no próximo mês. O anúncio da viagem ocorre um dia após ela ter sido previamente cancelada, disse o Ministério da Unificação Sul-Coreano.

A participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno, que serão realizados na cidade sul-coreana de Pyeongchang, tem sido interpretada como um êxito diplomático após meses de tensão devido ao programa nuclear e de mísseis do Norte.

Participarão 22 atletas norte-coreanos em cinco esportes olímpicos, segundo o Comitê Olímpico Internacional. A delegação terá 24 técnicos e dirigentes, além de 21 representantes da imprensa.

Os norte-coreanos emitiram um comunicado neste sábado, dizendo que enviarão uma delegação por terra no domingo, e que o encontro ocorrerá como previamente combinado, disse o Ministério da Unificação. O comunicado ainda disse que o governo sul-coreano revisaria a sugestão de visita e responderia.

Uma equipe de sete autoridades norte-coreanas visitará os locais das performances. Na sexta-feira, a visita foi cancelada, mas agora a remarcação foi confirmada. Nos Jogos, as duas Coreias terão uma equipe feminina conjunta de hóquei no gelo e desfilarão juntas na Cerimônia de Abertura, disse Seul nesta semana, após nova rodada de negociações.

Rússia e EUA

Diplomatas russos e norte-americanos acertaram, ainda sem uma data definida, uma próxima rodada de consultas mútuas sobre a Coreia do Norte, disse neste sábado o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov, à agência de notícias TASS.

Ele também afirmou que uma delegação da Coreia do Norte visitará Moscou antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, no próximo mês.

Morgulov afirmou à agência de notícias que convidou Joseph Yun, representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, para uma nova rodada de conversas.

As negociações sobre o programa de mísseis e as aspirações nucleares da Coreia do Norte ocorrem em meio a acusações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que Moscou está ajudando Pyongyang a driblar sanções internacionais, algo que a Rússia nega.

Falsa alerta

O site da TV pública japonesa NHK divulgou um falso alerta sobre o lançamento de um míssil norte-coreano, mas corrigiu o erro minutos depois, mostram mensagens no site da NHK.

Não ficou claro o que causou o alarme falso, que ocorre depois que um alerta falso de míssil causou pânico no Havaí no fim de semana.

O alerta dizia: “A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil… O governo alerta a população a se abrigar dentro de prédios ou no subsolo”.

Em cinco minutos, foi enviada a correção. Não há relatos de situações de pânico geradas pelo falso alerta. Não foi informado o que causou o erro. “Ainda estamos checando”, disse um porta-voz da emissora.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mais de 1 milhão de imigrantes chegaram à Europa pelo mar em 2015
As vendas de propriedades do presidente dos EUA, Donald Trump, para russos sugerem lavagem de dinheiro
https://www.osul.com.br/coreia-do-norte-confirmou-que-enviara-uma-delegacao-para-olimpiada-de-inverno/ A Coreia do Norte confirmou que enviará uma delegação para a Olimpíada na Coreia do Sul 2018-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar