Home > Notícias > Brasil > Esquenta o clima de disputa eleitoral no Ministério Público Federal

Coreia do Sul afirma que os vizinhos do Norte têm plutônio para dez bombas nucleares

Insistência do governo de Pyongyang em programa de armas nucleares tem motivado sanções da comunidade internacional. (Foto: Reprodução)

Em um relatóriodivulgado nesta quarta-feira, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul ressaltou que a Coreia do Norte conseguiu armazenar cerca de 50 quilos de plutônio enriquecido, material radioativo suficiente para a produção de dez bombas nucleares. A estimativa é 20% superior à de 2014, ano do último documento de Seul sobre o tema.

O documento foi publicado poucos dias após o líder norte-coreano Kim Jong-un falar em seu discurso de Ano Novo que o seu país está preparado para testar o lançamento de um míssil balístico de alcance intercontinental.

Desta vez, porém, os sul-coreanos já não acreditam os seus vizinhos socialistas possam ameaçar o território dos Estados Unidos com esse tipo de artefato. Oficialmente, o regime de Pyongyang alega que o seu programa Kwangmyongsong (“Estrela brilhante”) tem por objetivo colocar em órbita satélites de observação.

Comentários

Notícias Relacionadas: