Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Sul vê sinais de um novo teste de mísseis pela Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Ditador norte-coreano Kim Jong-un supervisiona armamento. (Foto: KCNA)

A Coreia do Norte pode estar planejando um novo teste de mísseis, disse a agência de espionagem da Coreia do Sul a parlamentares nesta quinta-feira (2), após intensa atividade ter sido observada em suas instalações de pesquisa poucos dias antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitar Seul.

A Coreia do Norte tem realizado uma série de testes nucleares e de mísseis em desafio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), mas não lança qualquer míssil desde que disparou um sobre o Japão em 15 de setembro.

Entretanto, uma série de atividades, incluindo o movimento de veículos, foi detectada na instalação de pesquisa de mísseis do Norte em Pyongyang, onde o mais recente teste de mísseis foi realizado, indicando outro possível lançamento, disse o Serviço de Inteligência da Coreia do Sul, sem informar como a atividade foi detectada.

“Existe a possibilidade de um novo lançamento de míssil dado o movimento ativo de veículos em torno do instituto de pesquisa de Pyongyang. O Norte vai constantemente buscar mais testes nucleares à frente, e a miniaturização e diversificação de ogivas”, disse a agência de inteligência.

Bombardeio

Um bombardeiro furtivo Northrop B-2 Spirit, capaz de carregar até 31.500 quilos de bombas e armas nucleares, decolou no fim da semana passada da base aérea de Whiteman, no Missouri, para participar de uma missão de longa duração no Pacífico, anunciou o jornal britânico The Sun.

A Rússia também enviou bombardeiros estratégicos para a região no âmbito dos exercícios de rotina realizados em 30 de outubro, segundo anunciou o Ministério da Defesa da Rússia. Caças F-18 norte-americanos e F-15, F-4 e F-2A japoneses escoltaram dois bombardeiros russos Tupolev Tu-95MS durante o seu voo por cima das águas internacionais do mar do Japão e da parte ocidental do Pacífico.

De acordo com o The Sun, a ameaça de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte continua a crescer se que tais grandes potências como a Rússia e os EUA deslocam bombardeiros estratégicos quase simultaneamente para perto das fronteiras com a Coreia do Norte.

O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, declarou no sábado (28) em Seul que os EUA nunca vão reconhecer a Coreia do Norte como potência nuclear. Ele acusou o líder norte-coreano Kim Jong-un de desenvolver um arsenal balístico e nuclear ilicitamente. O chefe do Pentágono prometeu uma resposta maciça caso Pyongyang venha a usar armas nucleares contra os EUA ou seus aliados.

De acordo com o The Sun, essa notícia se espalhou pouco antes da informação sobre o desmoronamento de um túnel do polígono norte-coreano por causa de testes nucleares. A mídia informou que o desmoronamento, que deixou 200 mortos, havia ocorrido poucos dias após o sexto e o último teste nuclear realizado por Pyongyang em 3 de setembro. A informação sobre essa tragédia provocou receios de uma fuga radioativa no polígono.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em um esforço para ajudar a fechar as suas contas no próximo ano, o governo federal vai mudar a tributação de fundos de investimento voltados para a alta renda
Ex-primeira-dama de Mato Grosso é presa por suspeita de desviar 8 milhões de reais
https://www.osul.com.br/coreia-do-sul-ve-sinais-de-um-novo-teste-de-misseis-pela-coreia-do-norte/ A Coreia do Sul vê sinais de um novo teste de mísseis pela Coreia do Norte 2017-11-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar