Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Coreia do Norte chama de “provocação” o envio de dois bombardeiros dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Bombardeiros B-1B (Foto: Japan Air Self-Defense/Reuters)

A imprensa oficial da Coreia do Norte qualificou hoje de “provocação” o envio de dois bombardeiros dos Estados Unidos à península coreana para realizar manobras e advertiram que estes exercícios “poderiam ser o estopim de uma guerra nuclear”.

Pyongyang reagiu assim ao posicionamento na véspera de dois bombardeiros estratégicos B-1B americanos, que fizeram simulacros de ataques de precisão em território sul-coreano junto com caças deste país como sinal de advertência ao regime norte-coreano pelo seu teste com um míssil balístico intercontinental.

“Os Estados Unidos afirmam que posicionará de forma regular bombardeiros estratégicos na península da Coreia, um ato tão disparatado como brincar de acender fogo acima de um depósito de munição”, apontou hoje em um artigo de opinião o “Rodong Sinmun”, o principal jornal norte-coreano.

“Um simples erro ou mal interpretação poderia conduzir ao estalo de uma guerra nuclear e, por sua vez, isto traria sem dúvida uma nova Guerra Mundial”, acrescentou o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores.

O artigo também justifica como “medidas legítimas de defesa” os testes de armas norte-coreanas, diante das “crescentes ameaças de guerra nuclear” contra Pyongyang por parte de Washington.

Tensão

Recentemente, a tensão entre Coreia do Norte e EUA se agravou tão fortemente que vários especialistas já começaram a falar sobre a possibilidade de um conflito armado na região. Ambos os países trocam acusações e provocações – a Coreia do Norte realiza um teste de mísseis depois de outro e os EUA realizam na região manobras cada vez mais assustadoras com a Coreia do Sul.

Ao mesmo tempo, EUA estão negociando com a China sobre as medidas contra o programa nuclear norte-coreano. A República da Coreia do Norte declarou que está preparada para responder a qualquer ação agressiva dos Estados Unidos e promete responder à presença de navios de guerra dos EUA.

Neste domingo (09), EUA enviaram o grupo aeronaval da Marinha norte-americana, chefiado pelo porta-aviões USS Carl Vinson, à parte ocidental do oceano Pacífico para garantir a presença norte-americana perto da península da Coreia.

Congelamento nuclear 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, afirmou na sexta-feira (07) que o congelamento do programa nuclear da Coreia do Norte não é mais aceitável, já que as capacidades militares do país asiático progrediram demais e precisam recuar.

Tillerson aproveitou para recusar a oferta feita por Rússia e China, que acreditam na mediação diplomática do conflito e na necessidade de suspensão dos exercícios militares conjuntos entre norte-americanos e sul-coreanos – uma exigência de Pyongyang para dialogar.

“O presidente Vladimir Putin, penso eu, expressou uma visão diferente da China, que eles iriam suportar um congelamento pelo congelamento [do programa]. O problema com o congelamento agora, se congelarmos onde estão hoje, congelamos suas atividades com um nível muito alto de capacidade. E nós não pensamos que isso também estabeleça o tom certo para onde essas negociações devem começar”, disse Tillerson.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Para virar a página, empresas envolvidas na Operação Lava-Jato investem em planos anticorrupção para tentar superar a crise de reputação
“Votam em Bolsonaro por medo do PT”, disse Geraldo Alckmin
https://www.osul.com.br/coreia-norte-chama-de-provocacao-o-envio-de-dois-bombardeiros-dos-estados-unidos/ Coreia do Norte chama de “provocação” o envio de dois bombardeiros dos Estados Unidos 2017-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar