Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Corsan pode perder contratos com Santa Maria e Gravataí

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

Municípios são governados por
aliados do governador Sartori.

Duas prefeituras administradas por prefeitos do PMDB e situadas entre as mais importantes do Estado, sob o ponto de vista socioeconômico: Santa Maria e Gravataí poderão desfalcar a Corsan, a Companhia Estadual de Saneamento ainda este ano. Santa Maria é governada por Cezar Schirmer, e Gravataí por Marco Alba, ambos ex-deputados, secretários de Estado e correligionários do prefeito José Ivo Sartori. No caso de Gravataí, os primeiros movimentos começaram a ser feitos a partir de janeiro deste ano.

Insatisfação

Situados entre os municípios com pior atendimento na área de esgoto – em torno de 20% – Santa Maria e Gravataí poderão optar pela abertura de chamada pública para contratar uma nova operadora do sistema de água e esgoto, em substituição à Corsan. A saída destes dois municípios do leque de clientes traria sérias dificuldades para a Corsan, que adota um sistema pelo qual os maiores municípios subsidiam o fornecimento do serviço em cidades menores e deficitárias.

PEC cria novos municípios

A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) acompanha com interesse a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere da União aos Estados o direito de criar novos municípios. Na última quarta-feira, sem muito alarde, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta. Agora, o teor da proposta passará pelo crivo de uma comissão especial, que ainda será criada. Recentemente, dois projetos de lei foram aprovados pelo Senado e Câmara, mas foram vetados pela presidente Dilma Rousseff.

Protestos no Dia do Trabalho

Este dia do Trabalho será marcado na capital gaúcha por três eventos: A CTB-RS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) realiza um ato às 13h30min, no largo Zumbi dos Palmares. Às 14h, na Usina do Gasômetro, se inicia a manifestação da CUT-RS. Às 15h, os participantes do ato da CTB-RS fazem caminhada até a Usina do Gasômetro para juntar-se ao trabalhadores ligados à CUT-RS num protesto contra o projeto de terceirização, que deverá ser votado pelo Senado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Boa batalha
Convivência cada vez mais difícil.
https://www.osul.com.br/corsan-pode-perder-contratos-com-santa-maria-e-gravatai/ Corsan pode perder contratos com Santa Maria e Gravataí 2015-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar