Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Cpers realiza ato estadual de greve em Porto Alegre nesta terça

Compartilhe esta notícia:

Categoria está em greve há mais de dois meses. (Foto: Divulgação/Cpers)

Nesta terça-feira (19), o Cpers realiza ato público estadual de greve em Porto Alegre. A concentração será às 8h em frente à sede do Sindicato (av. Alberto Bins 480), com caminhada até o Palácio do Piratini. A mobilização tem o objetivo de pressionar os deputados a votarem contra o PL 148, que acaba com a cedência para os sindicatos, e as PECs que segundo os professores atacam os direitos dos servidores públicos. Participam da mobilização professores, funcionários de escola, estudantes e a comunidade escolar de todo o Estado.

Os professores declararam greve no início do mês, por tempo indeterminado, em razão do parcelamento dos salários do funcionalismo estadual.

A assembleia geral da categoria foi realizada no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, no dia 5 de setembro. Depois, os professores e estudantes se dirigiram para a frente do Palácio Piratini para protestar contra o governador José Ivo Sartori.

De acordo com as informações repassadas pelos Núcleos do CPERS, a Greve está cada vez maior, dia após dia professores e funcionários de escola estão aderindo a Greve e fortalecendo ainda mais a mobilização.

As visitas de mobilização nas escolas são feitas constantemente pelo Comando de Greve Regional de cada Núcleo, com o objetivo de mobilizar os colegas e mostrar as razões pela quais o magistério está de braços cruzados. Mais de 70% da categoria está em greve em todo o Estado, diz o sindicato.

“Os estudantes, pais e a comunidade escolar estão mostrando total apoio aos educadores e a disponibilidade para lutar juntos pela educação pública”, afirma a entidade.

O Comando de Greve também decidiu realizar Assembleia Geral no dia 29, às 8h30min, no Gigantinho, para avaliar a mobilização. Logo após a Assembleia, será realizado Ato Público com o MUS (Movimento Unificado dos Servidores) e a comunidade escolar.

Interior

Na quinta e sexta-feira (21 e 22), o Cpers também informa que colocará na estrada a Caravana das Plenárias Macro Regionais de Mobilização. Serão realizados, no total, oito roteiros, que irão abranger os municípios que compõem os 42 Núcleos do Sindicato pelo Estado.

O objetivo das plenárias é fazer um amplo debate com a categoria e a comunidade escolar. Segundo o sindicato, o objetivo é denunciar o “descaso do governo Sartori com os educadores e a educação pública gaúcha, para fortalecer, assim, a greve da categoria e o enfrentamento ao governo”.

Em cada município em que a Caravana passar serão realizadas plenárias com a comunidade escolar e atos públicos com a participação de outras categorias de servidores.

“Estaremos por todo o Rio Grande do Sul em defesa da educação pública e da gestão democrática. A comunidade escolar precisa estar cada vez mais informada sobre os atos arbitrários deste governo que não garante o salário dos educadores e sucateia a educação pública”, afirma a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Senado aprova aumento de até 78% para servidores do Judiciário
Gaúcha e-Core abre 37 vagas no Brasil e EUA para dobrar faturamento
https://www.osul.com.br/cpers-realiza-ato-estadual-de-greve-em-porto-alegre-nesta-terca/ Cpers realiza ato estadual de greve em Porto Alegre nesta terça 2017-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar