Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Cresce pressão para aliviar contrapartidas do Estado

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Surgida de uma conversa do vice-líder do PMDB na Câmara, Alceu Moreira, com o presidente Michel Temer, a proposta para que sejam aliviadas as contrapartidas do Rio Grande do Sul, para permitir a adesão ao projeto de renegociação das dívidas com a União, poderá prosperar. A princípio rechaçada pela área do Planejamento, a substituição de exigências como a privatização de estatais, por outros ativos, vai merecer um estudo preliminar, por determinação do presidente Temer.

Marlon Santos já mencionava os recebíveis

O deputado Marlon Santos (PDT), futuro presidente da Assembleia Legislativa – assume o cargo em janeiro de 2018, pelo acordo dos partidos – já mencionava no início da legislatura, que a carteira de recebíveis dos credores da Secretaria da Fazenda poderia se transformar em um ativo interessante, como garantia em operações financeiras. Agora a ideia retorna, tendo nos recebíveis, uma garantia adicional para a renegociação da dívida com a União.

Hotel Açores invadido, será desocupado

Andou bem a magistrada Luciane Marcon Tomazelli, da 1ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, ao decidir nesta segunda-feira, com base na legislação ainda vigente, a desocupação compulsória e a reintegração de posse do prédio do Hotel Açores, na rua dos Andradas, no Centro Histórico da capital gaúcha. O prédio foi invadido no dia 4 deste mês pelo Movimento político-partidário MLB, Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. Para cumprir ordem de reintegração, será requisitada ação conjunta da Brigada Militar, do Conselho Tutelar e da assistência social do Município. Os proprietários do Hotel Açores, além de terem a propriedade invadida, ainda terão de arcar com os meios para transportar os pertences dos invasores. Como o grupo invasor tem dado preferencia a prédios bem localizados, os proprietários do Plaza Hotel, o conhecido Plazinha, já devem colocar as barbas de molho.

Abi-Ackel em alta

O rápido prestígio conquistado pelo deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) junto ao presidente Temer e ao núcleo político do governo, poderá gerar fatos novos no retorno do recesso parlamentar,em agosto. Ele é filho do ex-ministro da Justiça do governo João Figueiredo, Ibrahim Abi-Ackel. Depois de ter aceito a incumbência de ser o relator junto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, do pedido da Procuradoria-Geral da República para processar o presidente Michel Temer, Paulo Abi-Ackel se saiu muito bem da missão. A sua indicação para um eventual ministério, resolveria dois problemas: dividiria ainda mais o PSDB, e atenderia Minas Gerais, que reivindica um ministério no governo.

Prazo para liberação da pista do aeroporto

A empresa alemã Fraport, que assume no início de agosto a gestão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, tem como compromisso assumir as obras de ampliação da pista. Como esta obra depende da retirada de moradores que ao longo dos anos passaram a ocupar espaços no entorno da futura pista, faltava o compromisso da prefeitura de Porto Alegre em liberar área. Ontem, a prefeitura garantiu que em até dois anos a área estará liberada, o que garante a finalização da obra.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

MP “fora do ar”
ALAP destaca agências gaúchas no Mundial de Propaganda
https://www.osul.com.br/cresce-pressao-para-aliviar-contrapartidas-do-estado/ Cresce pressão para aliviar contrapartidas do Estado 2017-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar