Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Crise amplia desconto na compra de imóveis novos ou usados

Compartilhe esta notícia:

Taxa média chegou a 10,74% em janeiro. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A crise no setor imobiliário abre caminho para quem quer comprar imóveis novos ou usados com desconto. De um lado, o aumento de distratos – devolução de unidades – leva construtoras e incorporadoras a darem abatimentos para se livrar dos estoques. De outro, proprietários em dificuldades reduzem os preços para levantar dinheiro.

No terceiro trimestre, o estoque acumulado era de 35.394 imóveis na cidade de São Paulo. Considerando só os 4.718 lançamentos do período, o estoque de não vendidos correspondia a 63% do total, contra 43% no mesmo período do ano passado.

Diante desse cenário, as incorporadoras e construtoras estão abertas a descontos para fechar negócio. Fora de grandes centros, o abatimento pode chegar a 25%, afirma Celso Amaral, diretor de consultoria. Os distratos jogam um papel importante nisso, pois têm agravado a situação financeira de muitas incorporadoras. A PDG, que chegou a ser a maior do País no auge do boom imobiliário, é a mais recente delas a flertar com a recuperação judicial.

Várias enfrentam problema de caixa. A forma de se capitalizar é vendendo mais barato. A conta que ela vai fazer é qual o desconto necessário para vender”, diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito, site de comparação de produtos financeiros. Em feirões, não é raro encontrar percentuais acima de 50%.

Segundo o advogado Rodrigo Karpat, o momento é propício para quem quer comprar a casa própria. “No passado, algumas construtoras lançavam imóveis e vendiam em 24 horas. Agora, você acha empreendimentos com cem unidades vagas.”

Em alguns casos, a taxa de distratos pode chegar a 60% das unidades, diz Celso Amaral. Mas ele alerta: “Não é porque tem desconto que vai comprar qualquer porcaria. Tem que procurar algo com potencial de valorização”.

Isso passa por avaliar os serviços no entorno e oferta de transporte, por exemplo. No mercado de usados o desconto é menor, embora seja possível negociar se o dono tiver urgência na venda. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Moradores de 29 cidades brasileiras ainda não sabem quem serão os seus prefeitos a partir do ano que vem
Abstenções, votos brancos e nulos totalizam 32,5% do eleitorado brasileiro
https://www.osul.com.br/crise-amplia-desconto-na-compra-de-imoveis-novos-ou-usados/ Crise amplia desconto na compra de imóveis novos ou usados 2016-10-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar