Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “A crise no Brasil começará a ser resolvida quando a classe política que fracassou der lugar a uma nova geração de líderes interessados no bem comum dos brasileiros e não em seus interesses pessoais”

Compartilhe esta notícia:

O peruano José Ugaz defende revisão das relações entre setores público e privado. (Foto: EBC)

A crise no Brasil começará a ser resolvida quando a classe política que fracassou der lugar a uma nova geração de líderes interessados no bem comum dos brasileiros e não em seus interesses pessoais. A avaliação é do procurador peruano José Ugaz, presidente da ONG Transparência Internacional, voltada para o combate à corrupção.

Segundo ele, a Operação Lava-Jato é uma oportunidade para a revisão do sistema político e do modo como o setor privado brasileiro faz negócios. Ugaz, que investigou o ex-ditador Alberto Fujimori, esteve no Brasil a convite da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia para assinar um acordo entre a ONG e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Em entrevista à imprensa, ele declarou que a corrupção na América Latina é um problema estrutural, sistêmico e histórico. “Eu diria que isso tem a ver com o próprio padrão colonial imposto por Portugal e Espanha, que favorecia o clientelismo”, frisou. “Isso promoveu instituições fracas, em que classes dirigentes tomam o poder para benefício próprio, e não do bem comum. Por isso a América Latina é o continente mais desigual do mundo.”

Ele também defendeu a necessidade de ampliação da transparência e de fortalecimento da educação, inclusive no que se refere a valores éticos e morais. O peruano também é adepto da adoção de sentenças mais severas para envolvidos em corrupção: “Em alguns casos, também é preciso aumentar as penas para corruptores e romper a impunidade”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A cassação do governador do Amazonas, no início do mês, poderá balizar o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral e já preocupa aliados
Eletrosul e empresas chinesas fecharam uma parceria para aumentar a geração de energia limpa no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/crise-no-brasil-comecara-ser-resolvida-quando-classe-politica-que-fracassou-der-lugar-uma-nova-geracao-de-lideres-interessados-no-bem-comum-dos-brasileiros-e-nao-em-seus-interesses-pessoais/ “A crise no Brasil começará a ser resolvida quando a classe política que fracassou der lugar a uma nova geração de líderes interessados no bem comum dos brasileiros e não em seus interesses pessoais” 2017-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar