Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A crise política brasileira ainda vai piorar antes de começar a melhorar, sentenciam estrangeiros que estudam a situação

Compartilhe esta notícia:

A boa notícia, segundo eles, é que a crise abre a real oportunidade para mudanças profundas.

A crise política brasileira ainda vai piorar antes de começar a melhorar, sentenciam estrangeiros que estudam a situação brasileira. Segundo esses brasilianistas, a imprevisibilidade está crescendo e, embora as eleições sejam vistas como um grande ponto de mudança, ainda estão distantes e podem não resolver definitivamente o problema do País. Os especialistas acreditam que o Brasil precisa de projetos e novas lideranças para virar a página. A solução, indicam, será complexa e lenta.

A boa notícia, segundo eles, é que a crise abre a real oportunidade para mudanças profundas em uma área da sociedade que não acompanhou a modernização que o Brasil viveu nas últimas décadas.

Para Melvyn Levitsky, professor de Política Internacional da Ford School of Public Policy da Universidade de Michigan, que foi embaixador dos EUA no Brasil de 1994 a 1998, a atual geração de juízes e procuradores está expondo a corrupção endêmica do Brasil, e isso é positivo. Ele afirma que todos os países têm corrupção, mas o nível no Brasil é “realmente impressionante”.

“Sou otimista no longo prazo. Apesar da turbulência agora, o Brasil tem a real oportunidade de fazer uma reforma, de ter uma sociedade mais participativa e transparente”,  disse ele, que defende a redução no número de partidos, mudanças nas eleições proporcionais e a adoção de um sistema distrital misto para a eleição dos deputados.

Para James Green, professor da Universidade de Brown (Rhode Island, EUA) – onde dirige a Brown’s Brazil Initiative – e ex-presidente da Brasa (Associação de Estudos Brasileiros), a melhor solução para o país seria uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política, embora ele não acredite que esta proposta vá prevalecer. Assim, a crise – que se combina com um cenário econômico perverso – deve piorar, com a falta de diálogo político.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A arrecadação da Receita Federal caiu 2,8% em março em relação ao mesmo mês de 2016 em termos reais, retirado o efeito da inflação
A inadimplência chega a quase 40% da população adulta brasileira
https://www.osul.com.br/crise-politica-brasileira-ainda-vai-piorar-antes-de-comecar-melhorar-sentenciam-estrangeiros-que-estudam-situacao-brasileira/ A crise política brasileira ainda vai piorar antes de começar a melhorar, sentenciam estrangeiros que estudam a situação 2017-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar