Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Cristiano Ronaldo é 5 vezes o melhor do mundo; saiba se ele mereceu todos os troféus

Compartilhe esta notícia:

Difícil afirmar qual dois dois supercraques, o do Real Madrid ou o do Barcelona, merece o título de melhor futebolista do início do século 21. Essa é uma ótima discussão, talvez para um próximo texto. (Foto: Reprodução)

Conforme esperado, Cristiano Ronaldo, aos 32 anos, ganhou pela quinta vez o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa (sua quarta conquista nos últimos cinco anos), igualando-se a Messi (vencedor por quatro anos consecutivos, de 2009 a 2012, e em 2015), dois anos mais jovem.

Difícil afirmar qual dois dois supercraques, o do Real Madrid ou o do Barcelona, merece o título de melhor futebolista do início do século 21. Essa é uma ótima discussão, talvez para um próximo texto.

Neste,  será exposto essas dez conquistas do prêmio ofertado pela Fifa nos últimos dez anos (sim, desde 2008 apenas o português e o argentino são eleitos melhor do mundo) foram ou não merecidas.

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 2017

Merecida. O Real Madrid conquistou Mundial de Clubes, Liga dos Campeões da Europa e Campeonato Espanhol, e Cristiano Ronaldo brilhou nas decisões das duas primeiras competições, das quais também foi o principal artilheiro (12 e 4 gols, respectivamente). No Espanhol, marcou 25 gols e ficou atrás de Messi (37) e de Luis Suárez (29).

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 2016

Merecida. Liderou o Real Madrid na conquista da Champions League, sendo o máximo artilheiro (16 gols) e fazendo, na disputa de pênaltis contra o Atlético de Madri, o gol do título. Também comandou a seleção de Portugal, sendo seu capitão, no inédito título da Eurocopa. No Espanhol, vencido pelo Barcelona, ficou atrás de Suárez na artilharia (35 gols dele, 40 do ururguaio).

Messi (Barcelona) – 2015

Merecida. Terminou a Liga dos Campeões (vencida pelo Barcelona) com dez gols, sendo um dos artilheiros (empatado com Cristiano Ronaldo e Neymar), e liderou nas assistências (passes para gol), com seis. Marcou 43 gols no Espanhol ganho pelo Barça – cinco a menos que Cristiano Ronaldo. Fez dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao que rendeu à equipe catalã a Copa do Rei.

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 2014

Merecida. Artilheiro da Champions League, com 17 gols (recorde individual histórico em uma edição da competição), um deles na decisão contra o Atlético de Madri. Artilheiro do Espanhol, com 31 gols – o campeão foi o Atlético.

Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 2013

Merecida? Não ganhou Liga dos Campeões (vencida pelo Bayern de Munique), não ganhou Mundial de Clubes, não ganhou Espanhol, não ganhou Copa do Rei… O seu único feito individual (relevante, diga-se) foi ter sido o artilheiro da Champions, com 12 gols.

Messi (Barcelona) – 2012

Merecida. O Barcelona faturou o Mundial de Clubes (de 2011), tendo Messi feito dois gols na final contra o Santos de Neymar (4 a 0) e a Copa do Rei, tendo Messi feito um gol na decisão contra o Athletic Bilbao (3 a 0). No Espanhol, vencido pelo Real Madrid, Messi registrou seu melhor desempenho na artilharia da competição: 50 gols (recorde individual histórico da Liga). Foi também o artilheiro da Champions, com 14 gols – o Barça caiu na semifinal ante o Chelsea.

Messi (Barcelona) – 2011

Merecida. Artilheiro da Liga dos Campeões, com 12 gols, marcou um na vitória do Barça na final, contra o Manchester United (3 a 1). O time catalão também faturou o Espanhol, com Messi como vice-artilheiro (31 gols, atrás dos 40 de Cristiano Ronaldo).

Messi (Barcelona) – 2010

Merecida. Messi foi o artilheiro do Espanhol (34 gols) e fez o gol da vitória no Mundial de Clubes (no fim de 2009, 2 a 1 no argentino Estudiantes), ambos ganhos pelo Barcelona. Não conquistou a Champions League (deu Inter de Milão), mas foi seu principal goleador (8 gols).

Messi (Barcelona) – 2009

Merecida. Artilheiro da Liga dos Campeões, com nove gols, anotou o segundo gol na final (Barcelona 2 x 0 Manchester United), superando Cristiano Ronaldo, ainda jogador do time inglês, no mais importante confronto direto entre eles.

Cristiano Ronaldo (Manchester United) – 2008

Merecida. Marcou o gol do Man United na decisão da Liga dos Campeões, contra o Chelsea. Depois do 1 a 1, a partida foi para os pênaltis. Cristiano Ronaldo desperdiçou o seu, mas mesmo assim deixou o campo com o título. O português foi o artilheiro da competição, com oito gols. Também foi o principal goleador do Campeonato Inglês (31 gols) vencido pelos Diabos Vermelhos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Grohe se recupera e deve atuar no Clássico de domingo
Bilheterias da Arena do Grêmio abrem nesta sexta para venda de ingressos do Gre-Nal
https://www.osul.com.br/cristiano-ronaldo-e-5-vezes-o-melhor-do-mundo-saiba-se-ele-mereceu-todos-os-trofeus/ Cristiano Ronaldo é 5 vezes o melhor do mundo; saiba se ele mereceu todos os troféus 2017-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar