Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Cuidado: descuido da Microsoft pode desbloquear celulares e tablets

Compartilhe esta notícia:

Microsoft vaza “chave-mestra” que protege inicialização do Windows. (Crédito: Reprodução)

Pesquisadores de segurança dizem ter achado várias “chaves-mestras” para um recurso do Windows que protege a inicialização do sistema, o Secure Boot. As chaves vazadas são do HoloLens, o dispositivo de “realidade virtual mista” da Microsoft, mas servem para todos os dispositivos da Microsoft com Secure Boot: Windows 8, Windows 10, Windows Phone e Windows RT.

Esse descuido da fabricante do Windows pode levar ao desbloqueio completo de celulares e tablets. O Secure Boot desses aparelhos normalmente só permite iniciar o Windows, então espera-se que a falha viabilize a instalação de Linux ou Android.

Em computadores normais, nos quais não há restrição de sistema operacional, o Secure Boot, quando existe e está ativado, blinda o sistema de vírus mais agressivos que recorrem a mudanças na inicialização do sistema para burlar certos mecanismos de segurança e adotar táticas que dificultam sua detecção e remoção. Essas pragas não atuam com o Secure Boot em funcionamento pleno, pois o sistema deve detectar o problema e não mais iniciar. Mas muitos computadores, especialmente hardware desenvolvido para Windows 7, não têm suporte para o Secure Boot.

“Chaves-mestras” em recursos de segurança.

Para os pesquisadores que descobriram a chave, o caso é um exemplo do risco associado à existência de “chaves-mestras” em recursos de segurança. O FBI (a polícia federal americana), sugere que essas “chaves-mestras” ou “chaves de ouro” sejam criadas para que a polícia sempre possa acessar os dados em um sistema, independentemente da proteção configurada por seu utilizador.

Em computadores, o Secure Boot pode ser desativado em uma configuração da placa-mãe. Em celulares e tablets, o recurso está sempre ativado, o que limita a atuação de programadores. Para permitir que profissionais autorizados tenham mais acesso ao sistema, a Microsoft criou uma configuração especial, chamada de “política de inicialização”, que desativa a segurança. Trata-se de uma “porta dos fundos” para a qual somente a Microsoft detinha a chave.

Versões anteriores do Windows também aceitam essa chave “geral”, criando um problema difícil de corrigir. Por mais que a Microsoft modifique a versão mais atual do Windows, atacantes podem recorrer aos arquivos vulneráveis das versões antigas. A única solução é desautorizar esses arquivos, mas há um limite: se a Microsoft desautorizar tudo, mídias de instalação, recuperação e backups podem parar de funcionar, alertam os pesquisadores.

A Microsoft já distribuiu duas atualizações do Windows para solucionar o problema. As atualizações, porém, parecem não ter efeito: já está disponível na web um programa que instala uma chave vazada e desbloqueia o Secure Boot em tablets com o Windows RT. O programa funciona em todos os dispositivos, incluindo os que instalaram as correções mais recentes da Microsoft.

Mesmo que a companhia não possa fazer muito para impedir o desbloqueio dos seus tablets e celulares por consumidores interessados em modificar o Windows ou instalar outros sistemas, administradores e usuários preocupados com a integridade do sistema têm ao que recorrer: o BitLocker, que pode criptografar o disco de inicialização do Windows.

A exploração da falha também depende de acesso administrativo. Isso normalmente exige um aviso do Controle de Contas do Usuário. Porém, com as falhas nesse recurso, a segurança é mais garantida com o uso de uma conta de usuário comum, que vai passar a exigir a digitação de uma senha para a instalação de muitos programas. Essa configuração pode ser realizada em qualquer versão do Windows. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Venha ver a história cultural, política e econômica do Rio Grande do Sul sem gastar nada
Uma nova regra tirou da Justiça comum mais de mil ações contra militares
https://www.osul.com.br/cuidado-descuido-da-microsoft-pode-desbloquear-celulares-e-tablets/ Cuidado: descuido da Microsoft pode desbloquear celulares e tablets 2016-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar