Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Cunha para Michel Temer: “Não caio sozinho”

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Cunha (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O encontro cortês entre o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente interino Michel Temer, no domingo, teve os seus momentos de ameaça velada. Cunha voltou a afirmar, em outras palavras, que não vai cair sozinho. Para bom peemedebista, um olhar incisivo bastou.

Hypermarcas

A delação do ex-executivo do grupo Hypermarcas, o mesmo que entregou ter repassado R$ 30 milhões a senadores do PMDB, pega em cheio um nome nacional do DEM.

Rota da rampa

Um amigo próximo de Temer garante que, atualmente, ele é pré-candidato à reeleição. O peemedebista nega, no entanto, porque tem a estratégia de esperar ter o seu nome aclamado pelo partido.

Saco de presentes

A grande jogada de Temer: agora vê-se que o rombo de R$ 170 bilhões está repleto de benesses que serão liberadas a conta-gotas. O reajuste do Bolsa Família foi um deles.

Bicho solto!

A legalização dos jogos vem aí. Porém, o que mais anima os contraventores do Bicho é a inclusão, no texto do projeto da Câmara dos Deputados, de um perdão pelos processos judiciais em tramitação. O relatório vai a plenário na semana que vem e, depois, para o Senado (que também tem o seu projeto sobre o tema). A proposta da Câmara é a que mais agrada ao Palácio do Planalto.

O caso Jobim

O ex-ministro Nelson Jobim era cotado para retornar à pasta da Defesa ou da Justiça no governo Temer. Mas acabou dançando quando Temer, prestes a assumir, recebeu a ligação de um amigo: “Soube do papo sobre o triunvirato do novo governo? Serão José Serra, Jobim…”.

Três-em-um

Temer não se segurou: “E qual é o terceiro ministro?”. No que ouviu, assustado: “Ministro não, o terceiro é você!”. O presidente interino desistiu do ex-ministro ao farejar que ficaria refém da dupla. Jobim e Serra são unha-e-carne.

Domínio duplo

Jobim queria o Ministério da Justiça e ainda teria boa ingerência e poder de influência na pasta da Defesa, por ser bem quisto pelos militares das três Forças, os quais sondou.

Confiança é tudo

O general Sérgio Etchgoyen, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), fez uma limpa na Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ele próprio elaborou listas tríplices de servidores para cargos de comando e os entrevistou, levando os escolhidos para a avaliação de Temer.

Tempo, tempo

Mais uma vez, a Câmara caiu na estratégia de Eduardo Cunha. Iniciou debates intermináveis sobre Ronaldo Fonseca (Pros-DF), aliado escolhido como relator da cassação do peemedebista na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Quanto mais questionam, mais o presidente afastado da Casa ganha tempo.

Flores do Impeachment

Telespectadores se solidarizaram com a jurista Janaína Paschoal quando a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) a mandou calar a boca. Ao menos dois advogados e um estudante enviaram-lhe flores. A senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) também ganhou um buquê, pelo seu aniversário.

Ele x ela

A rinha entre o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e Janaína Paschoal fica mais tensa a cada sessão da comissão do impeachment. Ela debocha da defesa e ele responde: “Ela atua como se fosse uma senadora eleita pelo povo e não uma advogada contratada pelo PSDB”.

Ah, doutora…

Um cidadão de Brasília, com número de celular parecido com o de uma senadora, foi surpreendido com uma mensagem equivocada ontem. Era de uma juíza de Salvador (BA), integrante da Anamatra 5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região), pedido apoio para um projeto de recomposição de subsídios.

Ponto Final

“Nas favelas, no Senado, sujeira para todo lado (…)” – Trecho do rock “Que País é Esse” (da extinta banda Legião Urbana), dedicada pelo grupo Capital Inicial ao juiz federal Sérgio Moro durante show em Curitiba (PR).

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O sineiro do interior
É hora de comprar ações da Petrobras?
https://www.osul.com.br/cunha-para-michel-temer-nao-caio-sozinho/ Cunha para Michel Temer: “Não caio sozinho” 2016-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar