Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Semifinais da Libertadores repercutem na Europa

Cúpula do Clima da ONU começa hoje

Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (Foto: Nações Unidas)
Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (Foto: Nações Unidas)

Começa neste sábado (21) a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. A expectativa das autoridades da entidade é de receber representantes de 60 países. A assembleia termina na segunda-feira (23) e terá a presença de chefes de estado. O presidente Jair Bolsonaro viaja na segunda para discursar na terça-feira (24).

Consenso entre especialistas, o ano de 2020 é visto como crucial no combate ao aquecimento global. O ano seria a data limite para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).

São esperados para a Cúpula do Clima presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson; e a chanceler alemã Angela Merkel. Índia e China também mandarão representantes para a cúpula.

Mais de 500 jovens foram selecionados pelas Nações Unidas para participar da cúpula. A jovem ativista sueca Greta Thunberg velejou do Reino Unido a Nova York para discursar durante o encontro. A viagem de barco foi uma forma de reduzir as emissões de carbono produzidas pelo deslocamento em avião.