Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Curador francês visita POP CENTER e anuncia para abril a primeira exposição de arte no local

Compartilhe esta notícia:

Franck James Marlot, curador de arte francês, veio ao POP CENTER Porto Alegre, viu e, para além de suas próprias expectativas, gostou. Dar início às exposições ali, avaliou o marchand, “vai ser muito fácil porque é tudo organizado e o lugar tem uma energia maravilhosa”. A visita para conhecimento do local foi na manhã do sábado 21/01, logo após seu desembarque no Aeroporto Salgado Filho. A data de inauguração da primeira exposição de arte no POP CENTER Porto Alegre ficou agendada para 18 de abril.

Entre os diferentes pontos acertados para a estruturação e acontecimento do projeto, o próximo passo é para breve. Nos dias 28 e 29/01, sábado e domingo da semana que vem, o artista baiano Mano Penalva, formado no Rio e que trabalha em São Paulo, vem a Porto Alegre para um primeiro contato na busca de impressões sobre a cidade e o POP CENTER. Há alguns anos Franck Marlot atua em parceria com Mano e não teve dúvidas em indicar seu nome para ajudá-lo nesta iniciativa totalmente voluntária.

De acordo com o marchand francês, após cerca de cinco dias de preparação para ambos, com data a ser definida, haverá um workshop. A concepção será feita por eles e as atividades serão comandadas por Mano Penalva durante 15 dias. O público gaúcho vai ser convocado a participar também voluntariamente.

Para o curador, a impressão geral é positiva devido à estrutura bem-acabada e às pessoas do POP, que trabalham contentes − vendo a evolução na qual estão inseridas. Tanto é assim que, durante a incursão, Marlot disse ter conseguido imaginar algumas das coisas que vai poder fazer no novo ambiente de arte e cultura da Capital gaúcha. “A composição do espaço é muito interessante e funcional para fazer uma comunicação entre ele e o restante da cidade, através da linguagem artística que vai ser desenvolvida aqui. O trabalho do artista vai servir para unir as duas coisas como um todo”, revelou demonstrando a empolgação de quem não quer perder tempo.

A ideia de Franck Marlot é trabalhar com artistas brasileiros, que já atuam em projetos sociais por aqui, desenvolvendo uma exposição. A partir da iniciativa no POP CENTER Porto Alegre, juntando e misturando tudo, ele também pensa em levar as obras para exposições em museus e galerias no exterior. Também ampliando a perspectiva da ação, a diretora institucional do Centro Popular de Compras, Elaine Deboni, antecipou sua vontade de que haja um intercâmbio entre o projeto e as escolas, facilitando o acesso à cultura, de maneira especial, para crianças e adolescentes.

Empreendedorismo local é elogiado

Depois de visitar as principais dependências do POP CENTER, acompanhado pela diretora Elaine Deboni, pelo secretário municipal do Desenvolvimento Econômico Ricardo Gomes, e pelo coordenador municipal de Artes Cênicas Fernando Zugno, Marlot passeou entre as lojas. No caminho foi conhecendo os cases de gente que saiu da ilegalidade e dos perigos da rua para ser empreendedor e gerador de empregos formais. Em uma das paradas, surpreendeu-se com a história de quem começou investindo 6 mil reais num ponto e hoje, já com duas lojas maiores, tem faturamento mensal em torno de 120 mil reais. “A fabricação própria também é uma alternativa empreendedora frente aos produtos made in China”, destacou o curador.

Otimista com a repercussão e a visibilidade para o município, o recém-empossado secretário de Desenvolvimento Econômico disse como pretende atuar em benefício do projeto. “Vamos buscar inclusive o apoio dos lojistas, que precisam entender que isso aqui está a favor deles também. Isso aqui é transformador por ser um caminho para a legalização e a formalização,” ressaltou Ricardo Gomes. O também promotor de intercâmbios culturais Fernando Zugno, que o faz diretamente com o Porto Alegre em Cena, fez coro: “essas pessoas saíram das ruas e estão desenvolvendo um trabalho absolutamente digno. Agora, vamos levar mais arte e cultura e dar uma chacoalhada na cidade”.

Ricardo Gomes ainda aproveitou para enfatizar a força que as pessoas têm quando elas dispõem das condições sociais para fazer o seu trabalho. “Isso amplia a dimensão desse grande experimento que foi o POP CENTER para pessoas que não tinham autoestima e agora são lojistas”, complementou o secretário.

“Nós estamos num dia de glória. Sair das ruas e calçadas e hoje ganhar o olhar de uma pessoa com a importância do Franck Marlot é incrível. Todo mundo que é artista e que tem vontade vai poder chegar aqui e fazer. Porque, às vezes, a oportunidade é muito difícil. Então, o POP vai ficar aberto para isso”, frisou Elaine.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Sessões de massagem gratuita no Rede Pampa Summer Lounge
Vinho da Principe Corsini é super pontuado pelo crítico internacional Robert Parker
https://www.osul.com.br/curador-frances-visita-pop-center-e-anuncia-para-abril-a-primeira-exposicao-de-arte-no-local/ Curador francês visita POP CENTER e anuncia para abril a primeira exposição de arte no local 2017-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar