Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Custo para incentivar as energias eólica e solar começa a pressionar a tarifa da conta de luz

Compartilhe esta notícia:

O custo desse incentivo, que é bancado pelos consumidores, quintuplicou desde 2013

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sistema de bandeiras tarifárias tem cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Depois das usinas termelétricas e dos subsídios para setores da economia, o incentivo a grandes consumidores para a compra de energia de fontes alternativas, como solar e eólica, pode se tornar um novo fator de pressão sobre as contas de luz dos brasileiros, segundo previsão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O custo desse incentivo, que é bancado pelos consumidores, quintuplicou desde 2013 e deve chegar a R$ 3,240 bilhões em 2020. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que, se nada for feito, a estimativa é de que essa conta vai continuar crescendo em uma proporção superior a 30% ao ano.

Segundo ele, isso pode anular medidas que estão sendo colocadas em prática para aliviar a alta nas tarifas. Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que defende a redução dos subsídios no setor elétrico e que tem trabalhado para ajustar as leis que regem a concessão desses subsídios.

Para permitir o desenvolvimento de novas fontes de energia no Brasil, o governo federal vem, há mais de dez anos, concedendo benefícios a quem compra energia de usinas eólicas, solares e de biomassa (queima de material como bagaço de cana para geração de energia).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O governo argentino ignora o pedido da Procuradoria da Bolívia e não devolverá Evo Morales
Caixa libera saque complementar de até R$ 498 do FGTS
https://www.osul.com.br/custo-para-incentivar-as-energias-eolica-e-solar-comeca-a-pressionar-a-tarifa-da-conta-de-luz/ Custo para incentivar as energias eólica e solar começa a pressionar a tarifa da conta de luz 2019-12-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar