Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Homem é assassinado a tiros em Cachoeirinha

Custos baixos e alta incidência solar do Piauí atraem investidores gaúchos em energia

Implantação da usina no Sul do Estado irá gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. (Foto: Divulgação)

Resultado de uma parceria entre as empresas Energias da Natureza e DGE Soluções Renováveis, ambas do RS, está surgindo no Piauí um novo empreendimento de geração em energia solar fotovoltaica. A usina com potência estimada de 200 megawatts é suficiente para abastecer 275 mil residências. Durante a obra serão gerados cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. Especialista no setor elétrico e idealizador da estrutura legal do projeto através do escritório Souza Berger Advogados, o advogado Frederico Carbonera Boschin explica que o empreendimento visa o mercado regulado (ambiente de contratação regulada – ACR), através da participação em leilões de compra de energia, além do mercado livre (ambiente de contratação livre – ACL). Os planos são de participar dos leilões de energia no final de 2019 ou primeiro semestre de 2020, pois o projeto deve levar um ano ainda para cumprir as exigências regulatórias do setor.

Frederico Carbonera Boschin afirma que a usina está localizada no sul do Piauí por ser uma das regiões de maior incidência solar do país e com alta rentabilidade na produção de energia. Além disso, os custos de uso da terra são mais baixos no Piauí por não apresentarem a rentabilidade como as do RS, onde é usada, intensivamente, para agricultura e pecuária. O advogado destaca que outro fator positivo é que os sistemas de transmissão de energia estão preparados para receber estes projetos, o que não é o caso do Rio Grande do Sul. Além da vantagem natural da alta incidência solar no Nordeste, ele aponta outros atrativos como a existência de incentivos governamentais locais, baixos custos de financiamentos e o interesse em atrair empresas, o que facilita as negociações e na viabilização desse tipo de empreendimento.

O diretor-presidente da Energias da Natureza, André Heck, informa que a empresa localizada em Presidente Lucena tem como foco o desenvolvimento de soluções sustentáveis para geração de energia para consumo residencial, comercial e industrial de diferentes portes. É a primeira parceria com a DGE, empresa de Porto Alegre que atua no desenvolvimento, consultoria e assessoria técnica no ramo de energia de fontes renováveis e infraestrutura. Segundo o diretor Guilherme Sari, embora a DGE já tenha outros investimentos em geração de energia fora do Estado, este é o primeiro voltado à energia solar. Nossa empresa já desenvolve outros projetos de geração de energia no Nordeste do país.