Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Saiba o que as câmeras do “iPhone 11” têm de especial

Dança abre a temporada 2019 de espetáculos no Teatro Renascença

Mostra Artística das Escolas Preparatórias de Dança. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Três mostras abrem a temporada de Dança 2019. O Teatro Renascença recebe agora em janeiro, a Mostra Artística da Escola Preparatória de Dança (EPD) José Loureiro da Silva, o espetáculo E Se nos Calam da Cia Jovem de Dança e a Mostra de Dança Verão 2019.

A Mostra Artística da EPD José Loureiro da Silva, do bairro Cristal, vai reunir cerca de 80 alunos, nesta terça-feira, dia 8, às 16h e às 18h30min para apresentar uma coletânea dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2018 e o espetáculo “Plinc – A História de Amor de um Pingo D’Água”, baseado na obra de Jorge Hugo Souza Gomes – Jottagá. A entrada é franca com distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

As Escolas Preparatórias de Dança são um projeto desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Educação (SMED) e de Cultura (SMC) com a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, em que cerca de 370 estudantes participam de aulas envolvendo múltiplas linguagens de dança. Participam do projeto as Escolas, Senador Alberto Pasqualini, na Restinga; José Loureiro da Silva, no Cristal; Pepita de Leão, no Passo das Pedras; Deputado Victor Issler, no Mario Quintana; e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, na Vila Elizabeth.

As turmas que se apresentam, participam de um programa semanal de 15 horas de aulas em turno inverso da escola, participando de aulas de balé, danças urbanas, sapateado americano, dança contemporânea, jazz. A apresentação é oportunidade de fazer com que os alunos vivenciem a experiência de palco.

Desde sua criação em 2014, mais de 1500 jovens e crianças passaram pelo programa de formação das EPDs e os cinco alunos que destacam tem a oportunidade de atuar na Cia Jovem de Dança, onde passam a fazer aulas e serem coreografados por profissionais a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.

E Se nos calam – Espetáculo da Cia Jovem de Dança

Na quarta-feira, dia 9, a Cia Jovem de Dança de Porto Alegre apresenta seu espetáculo “E Se Nos Calam, no Teatro Renascença às 20h. O espetáculo tem coreografia de Driko Oliveira e direção artística de Stephanie Cardoso e transita entre as danças urbana e contemporânea. Em seu processo criativo buscou se perguntar o que se modifica dentro de nós quando algo que nos é caro permanece oculto e em segredo. O quanto de nós mesmos é moldado pelo silêncio e pelos sentimentos de medo, tristeza e vergonha que nos aprisionam. Que relações se estabelecem entre jovens do grupo onde cada um tem algo que quer desesperadamente que tome forma. Olhando uns nos olhos dos outros os segredos foram ditos, os corpos reagiram, esses segredos revelados tomaram forma. Os ingressos custam R$ 30 com meia-entrada para estudantes, idosos, classe artística e servidores municipais e estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

A Cia Jovem de Dança é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre criado em 2016 que atua em conjunto com a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e reúne 16 alunos(as) que se destacam nas cinco Escolas Preparatórias de Dança da periferia da Capital. Trabalham de forma integrada com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Mostra de Dança Verão 2019

A Mostra de Dança Verão é promovida anualmente pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e será realizada de 10 a 13 de janeiro, no Teatro Renascença, às 20h. Ela tem como objetivo difundir a produção de dança de Porto Alegre e irá reunir mais de 450 bailarinos e bailarinas em cena em quatro noites de evento. Os ingressos custam R$ 20 com meia-entrada para estudantes, idosos, classe artística e servidores municipais e estarão disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Para esta edição do evento foram inscritas 132 coreografias e 82 trabalhos selecionados. Criações de balé, danças urbanas, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, flamenco, dança de salão, afro, ciganas e folclóricas compõem a programação de cada noite.

Dentre os selecionados estão tradicionais grupos e escolas como Laboratório da Dança, New School Dreams, Cia de Dança Edison Garcia, Gafieira Club, Kirinius e Neves, Espaço de Danças Karine Neves, Ballet Concerto, Circo Hibrido, Padedê do Samba, Espaço de Dança Rodrigo Garbin, Aline Mesquita, Al-Málgama, Naira Nawroski Centro de Arte Integrada, CTG Vaqueanos da Tradição, Grupo Experimental de Dança e Escolas Preparatórias de Dança.