Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Dança: Balé Folclórico da Bahia se apresenta no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

No espetáculo inédito "Herança Sagrada – A Corte de Oxalá", bailarinos reproduzem movimentos de rituais do Candomblé. (Foto: Divulgação)

Com sede no Pelourinho, o Balé Folclórico da Bahia conquistou o mundo. Única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, já foi aplaudido nos Estados Unidos, Europa, Caribe, Oceania e África. No dia 18 de agosto, apresenta espetáculo inédito no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Em “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”, 26 bailarinos reproduzem movimentos de alguns dos mais importantes rituais do candomblé, em coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro. O espetáculo tem direção geral de Walson (Vavá) Botelho e direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha), e a turnê conta com o patrocínio de “O Boticário na Dança”.

A coreografia é baseada em danças do culto afro-brasileiro. (Foto: Divulgação)

A coreografia é baseada em danças do culto afro-brasileiro. (Foto: Divulgação)

Reconhecida pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no balé e hoje brilham em grandes companhias do mundo. “Além do trabalho artístico, temos uma função social”, destaca Vavá Botelho. O grupo funciona em regime integral de seis horas de trabalho por dia. Os 40 integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música, capoeira, canto e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, desenvolveu linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. O Balé também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros Estados do Brasil, há 20 anos. (Fabíola Brites)

Apresentação será no dia 18 de agosto. (Foto: Divulgação)

Apresentação será no dia 18 de agosto, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. (Foto: Divulgação)

 

SERVIÇO
Balé Folclórico da Bahia no espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá”
Data: 18 de agosto, terça-feira, às 21h
Teatro Feevale (ERS-239 – Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo)
www.teatrofeevale.com.br
Classificação: 12 anos
Duração: 120min aproximadamente

Ingressos
Valor único: R$ 70

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Príncipe George passeia com a babá em parque de Londres
Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow relatam assédios sexuais do produtor Harvey Weinstein
https://www.osul.com.br/danca-bale-folclorico-da-bahia-se-apresenta-no-rio-grande-do-sul/ Dança: Balé Folclórico da Bahia se apresenta no Rio Grande do Sul 2015-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar