Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Defesa de Temer pede 15 esclarecimentos sobre áudio da JBS

Compartilhe esta notícia:

Presidente tenta contestar áudios com perícia. (Foto: AFP)

A defesa do presidente Michel Temer protocolou na noite deste domingo (21) pedido para que a Polícia Federal esclareça 15 pontos sobre o áudio da conversa entre o presidente e o dono do frigorífico JBS, Joesley Batista.

O áudio, gravado por Joesley durante conversa com Temer no Palácio do Jaburu, em março, serviu de base para a abertura de um inquérito para investigar o presidente por suspeita de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminisa.

No sábado (20), após publicação pelo jornal Folha de S. Paulo de reportagem que apontava indícios de que o audio havia sido editado, a defesa de Temer apresentou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin pedido para que suspender o inquérito e para que o áudio passasse por perícia.

Ainda de acordo com a reportagem da “Folha de S. Paulo”, “no momento mais polêmico do diálogo, quando, segundo a PGR, Temer dá anuência a uma mesada de Joesley a Cunha, a perícia [feita por Ricardo Caires dos Santos] não encontrou edições.”

Fachin decidiu levar o pedido de suspensão do inquérito para análise do plenário do STF, o que deve ocorrer na quarta (24). Mas atendeu ao pedido para que o audio seja periciado pela Polícia Federal.

Na decisão, Fachin deu prazo até a noite deste domingo para que a defesa de Temer e a Procuradoria-Geral da República apresentassem os pontos que deveriam ser esclarecidos pela perícia.

A defesa da JBS negou que o áudio da conversa tenha sido adulterado. Dois peritos ouvidos pelo Jornal Nacional e que analisaram a conversa entre Temer e Batista chegaram à conclusão de que toda a gravação está intacta.

O presidente também já admitiu a conversa com Joesley e o teor dela. Em um dos trechos, o dono da JBS disse a Temer que tinha conseguido segurar dois juízes, o que configura crime de obstrução à Justiça. O presidente afirmou que não tomou nenhuma atitude sobre isso porque considerou o relato apenas uma fanfarronice. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Polícia Federal indiciou o empresário Joesley Batista, os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho por favorecimento do banco à JBS/Friboi
Um delegado confirmou a parlamentares as investigações sobre políticos no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco
https://www.osul.com.br/defesa-de-temer-pede-15-esclarecimentos-sobre-audio-da-jbs/ Defesa de Temer pede 15 esclarecimentos sobre áudio da JBS 2017-05-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar