Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Deixar o tanque de combustível na reserva acarreta danos a diversas peças do veículo

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Com a greve dos caminhoneiros, muitos motoristas ficaram com o tanque de seu veículo na reserva ou completamente sem combustível. Muitos tentaram aproveitar ao máximo o que tinham no momento, já que os postos ficaram mais de uma semana sem ser abastecidos e os ônibus tiveram a frota reduzida. Mas você chegou a pensar nos problemas que isso pode trazer ao automóvel?

Segundo o mecânico Roberto Ghelardini, rodar com o tanque na reserva, deixar sem nenhum combustível ou muito tempo parado, traz inúmeros prejuízos ao veículo.

O ideal é completar o tanque sempre que chegar a 1/4. A bomba de combustível é lubrificada por ele, e na falta pode queimar, além de pegar as impurezas do fundo do tanque. Quando isso acontece, só resta ao proprietário deixar o carro em uma oficina, o que gerará gasto de pelo menos R$ 350, mais mão de obra.

Normalmente uma bomba de combustível dura entre 80 mil e 100 mil km, mas isso quando é realizada a manutenção preventiva, que inclui a troca do pré filtro, do filtro de linha e abastecendo com combustível de qualidade.

Combustível de qualidade

Quando o motorista abastece o seu veículo em um posto sem bandeira, representa um risco, pois às vezes o combustível não é de qualidade e, consequentemente, trará diversos problemas. Como danificar a bomba de combustível, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor.

Em apenas 5 km rodados com combustível adulterado, o carro começa a apresentar problemas como falha no motor, não liga quando está estacionado e perde a força, exatamente porque o combustível não queima como é preciso. A longo prazo, isso pode danificar o motor.

Nada de longas paradas

Você sabia que a gasolina comum tem prazo de validade? Ela dura 3 meses e então vai perdendo a função de queimar corretamente. Por isso, para pessoas que viajam e ficam longos períodos fora de casa, é recomendado abastecer – tanto o tanque quanto o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem.

A gasolina, quando fica velha e seca, forma um “verniz”, podendo danificar o sensor de nível, as sondas lambdas, travar a bomba de combustível, o solenóide de partida frio e os bicos injetores.

Ao viajar, é importante deixar a chave do veículo com alguém de confiança para ligá-lo uma vez por semana, pelo menos, para que todo o seu sistema possa ser “alimentado” corretamente.

Curiosidades

Quando você abastece o carro com álcool, o filtro de combustível dura 15 mil km, enquanto com gasolina 30 mil km. Isso porque o álcool contém uma porcentagem maior de água, o que obstrui a peça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Chefes dos três Poderes se reúnem no Itamaraty e assinam pacto pela segurança pública
Ministro do Supremo atendeu ao pedido do juiz Sérgio Moro para que seja realizada nova perícia em um telefone celular do deputado cassado Eduardo Cunha
https://www.osul.com.br/deixar-o-tanque-de-combustivel-na-reserva-acarreta-danos-a-diversas-pecas-do-veiculo/ Deixar o tanque de combustível na reserva acarreta danos a diversas peças do veículo 2018-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar