Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Delegado da Polícia Federal nega que faltem verbas para investigações da Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Prisões ocorreram no bairro Menino Deus. (Foto: Divulgação)

A deflagração de duas fases da Operação Lava-Jato no mesmo dia foi uma forma de “otimização dos recursos”, segundo o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, chefe das investigações em Curitiba. A 43ª e 44ª fases, batizadas de Abate e Sem Fronteiras, foram colocadas na rua de forma conjunta na sexta-feira.

“Quando falo em otimização dos recursos, não é porque eles faltaram. Não houve ordem para limitar recursos ou faltou recurso, e a gente foi obrigado a fazer ao mesmo tempo”, afirmou o delegado, em entrevista em que foi divulgado o balanço das operações.

O ex-deputado Cândido Vaccarezza (ex-PT-SP) foi alvo de mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro na Operação Abate. O ex-parlamentar, que foi líder dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, é investigado pelo recebimento de cerca de US$ 500 mil em propina.

“Nós estamos trabalhando numa perspectiva de que os recursos para o Ministério da Justiça, assim como para todos os ministérios, estão escassos, e a gente tem que, usando um jargão antigo, fazer mais com menos.”

O delegado garantiu que havia recursos para fazer as duas fases no mesmo dia, mas as duas investigações estavam em pontos semelhantes “quanto ao ponto de deflagração”. “Foi uma opção usar o nosso efetivo para cumprir e transformar tudo em uma viagem só”, afirmou.

Segundo Igor Romário de Paula, a ideia de transformar as duas operações em uma foi para “usar o pessoal uma vez só”. “Não houve restrição orçamentária, foi uma iniciativa aqui da administração para poder fazer e gastar o mínimo de atenção nos próximos meses.”“Operacionalmente, é mais fácil tratar as operações juntas”, disse o delegado da PF Filipe Hille Pace.

A defesa de Cândido Vaccarezza, por meio do advogado Marcellus Ferreira Pinto, esclarece, em nota, que: “Cândido Vaccarezza nunca intermediou qualquer tipo de negociação entre empresas privadas e a Petrobrás. A prisão foi decretada com base em delações contraditórias, algumas já retificadas pelos próprios delatores. A busca e apreensão excedeu os limites da decisão judicial, confiscando valores declarados no imposto de renda e objetos pertencentes a terceiros sem vínculo com a investigação. A defesa se manifestará nos autos e espera que a prisão seja revogada e as demais ilegalidades corrigidas!”.

Fato inusitado

Não é muito comum comemorar o aniversário na sede da Polícia Federal, mas foi isso que aconteceu com uma repórter da TV Globo na tarde da última sexta-feira Michelle Barros comemorou os seus 38 anos rodeada de polícias, mas com grandes colegas de profissão.

Michelle passou os últimos dias gravando na sede a polícia, uma reportagem sobre a Operação Lava Jato e acabou sendo surpreendida pelos colegas de profissão de outras emissoras, que lá também estavam e não deixaram a data passar em branco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Se for aprovado, o “distritão” ou, como agora se cogita, o chamado “distritão misto” só existirá no Brasil
Procuradores da Operação Lava-Jato querem que o procurador-geral da República ajuíze pedido de suspeição de Gilmar Mendes
https://www.osul.com.br/delegado-da-policia-federal-nega-que-faltem-verbas-para-investigacoes-da-operacao-lava-jato/ Delegado da Polícia Federal nega que faltem verbas para investigações da Operação Lava-Jato 2017-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar