Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Dengue aumenta e recursos caem

Compartilhe esta notícia:

Mosquito Aedes aegypti transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O número de casos de dengue no Brasil triplicou neste ano e os registros de mortes bateram recorde, com crescimento de 70%. Até ontem foram registradas 693 mortes. Embora a doença seja uma velha conhecida dos brasileiros, os investimentos oficiais para combatê-la andam na contramão. Entre janeiro e setembro foram repassados pelo Governo federal aos Estados e municípios apenas 23% dos recursos previstos, de acordo com levantamentos do site Contas Abertas.

Fala sério!
Para o Ministério da Saúde, está de acordo com o planejado. “Os recursos têm sido executados”, diz Claúdio Maierovitch , do Departamento de Doenças Transmissíveis.

Promessa é dívida
O Ministério da Saúde fará uma “força-tarefa” para liberar o quanto antes para consumo a droga fosfoetanolamina, que se mostrou eficaz no combate a vários tipos de câncer.

Os entraves
Já o Senado Federal prometeu criar uma comissão para apressar a burocracia nos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Saúde e na Anvisa.

Sinal trocado
O PT prepara o troco, para mostrar ao País que não depende tanto do aliado. Documento do PMDB divulgado ontem à tarde provocou arrepios na cúpula petista e no Palácio do Planalto. Traça objetivos, sugere propostas e critica as metas fiscais. E reafirma a intensão de lançar candidato próprio à Presidência da República em 2018.

Cachorro grande
A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que preside a CPI dos Crimes Cibernéticos, prometeu acionar a Polícia Federal para descobrir quem é o responsável por postagens no Twitter com ataques à comissão.

PT ataca
O microblog do “PTnaCâmara” disse que a CPI é uma farsa. Em outra postagem, afirma que golpistas e “reaças” são usados pelo PSDB para atacar o PT.

Carapuça serviu
O comando do MST disparou conta o Congresso. Classificou a aprovação do projeto contra o terrorismo como um “retrocesso para a democracia”. Considera que a matéria pega em cheio o movimento social – que invade fazendas e destroi plantações.

Fogo das vaidades
O Greenpeace denuncia que o Ibama rejeitou a ajuda de brigadistas indígenas guajajaras no combate ao incêndio na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. O fogo que já dura dois meses e destruiu 45% da floresta.

Culpado
O ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais, Guilherme Lacerda, disse que um dos motivos pelo buraco financeiro da instituição foi destinar 10% dos investimentos à Companhia Vale, cujos negócios dependem muito da China.

Cada caso
Lacerda preferiu sair pela tangente quando questionado sobre a participação do Funcef na Sete Brasil e Belo Monte, dois empreendimentos que amargam prejuízos financeiros.

Boi brabo
A Funcef é um fundo de pensão poderoso, mas que tem um déficit de cerca de R$ 11 bilhões. Lacerda, que é um petista de carteirinha, admitiu na CPI dos Fundos de Pensão que “é preciso enfrentar esse problema”.

Ponto Final
“Vale toda a interpretação da Constituição e da lei, como tem que ser, como aliás era”
Do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre as novas regras para o rito dos pedidos de impeachment da presidente, Dilma Rousseff, que será definido a cada situação.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

TERRITÓRIO DOS ÂNIMOS EXALTADOS
NÃO HÁ BOLSO QUE RESISTA
https://www.osul.com.br/dengue-aumenta-e-recursos-caem/ Dengue aumenta e recursos caem 2015-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar