Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral DEP anuncia mudanças após denúncias de irregularidades

Compartilhe esta notícia:

Falta de fiscalização do órgão permitiu que uma empresa terceirizada fraudasse dados sobre o número de limpezas em bueiros, em Porto Alegre. (Foto: Carla Ruas/PMPA)

O diretor interino do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) de Porto Alegre, Lieverson Perin, anunciou mudanças no órgão nesta segunda-feira (18). Todos os contratos serão acompanhados por seis fiscais. A medida se deve às denúncias de irregularidades no serviço de limpeza de bueiros na Capital. O ex-diretor do departamento, Miguel Barreto, e o adjunto, Francisco Mellos, estão afastados até a apuração dos fatos. Todos os engenheiros encarregados de seções foram substituídos.

Uma sindicância já foi aberta para investigar se a falta de fiscalização do órgão permitiu que uma empresa terceirizada fraudasse dados sobre o número de limpezas em bocas de lobo. O custo da fraude chegaria perto de R$ 1 milhão aos cofres da prefeitura.

Perin reconheceu que houve falta de comunicação, o que “favoreceu” a fraude no departamento. O DEP também anunciou um cronograma para atender solicitações da população por meio do telefone 156. Das 22 mil solicitações pendentes, cerca de 3 mil eram só de limpeza de bueiros.

Rescisão

A empresa JD, responsável pela limpeza de bocas de lobo, já foi notificada sobre a rescisão de contrato assim como a empresa Grimon, que executou a obra da casa de bombas da Vila Minuano, que apresenta falhas estruturais.

Está sendo avaliada a situação de todas as casas de bombas. O contrato de conservação dessas estruturas não está sendo pago até ser verificado o que foi realmente feito e o que ainda não foi executado. A fiscalização dos contratos referentes à manutenção e operação das casas de bombas foi repassada a engenheiros eletricistas do quadro de funcionários. “Queremos reaver aos cofres municipais os valores pagos indevidamente”, afirma Perin.

Sensores

O gestor interino também está avaliando, junto à Procempa, a possibilidade de colocação de sensores que avisem o DEP quando algum dos 15 pontos mais críticos de alagamentos na Capital apresente obstruções. “Esta será uma importante ferramenta de trabalho para otimizar os serviços do DEP”, enfatiza o procurador.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Banco Central reuniu o setor de cartões de crédito para dizer o que quer de taxas e prazos e espera que os resultados apareçam na virada do ano
Famílias desabrigadas pelas chuvas da semana passada voltam para casa
https://www.osul.com.br/dep-anuncia-mudancas-apos-denuncias-de-irregularidades/ DEP anuncia mudanças após denúncias de irregularidades 2016-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar