Últimas Notícias > Colunistas > Grito sindical

Deputada revela que rinhas de galo ainda ocorrem no interior do RS

Deputada Regina Becker Fortunatti trouxe dados sobre apreensão de galos de briga no interior. (Foto: Marcelo Bertani/Divulgação/AL-RS)

Uma ação conjunta realizada pelo Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar na região de Palmeira das Missões contra as rinhas de galo levou à apreensão de quase uma centena de aves. O fato, trazido pela deputada Regina Becker Fortunatti (Rede) a público, revela que, surpreendentemente, a atividade ainda é intensa em algumas regiões do Estado. Na ocasião, foram apreendidos 88 galos de raça e um número grande de autoridades estariam envolvidas, segundo a deputada. Ao levar o caso à tribuna da Assembleia gaúcha, a deputada revelou que recebeu uma ligação “estranha” denunciando que os galos apreendidos estariam sofrendo maus tratos, mas que isso não era verdade. O que aconteceu, segundo ela, é que havia forte pressão para que os animais, que valem cada um entre 30 mil e 100 mil reais, fossem devolvidos aos donos.

Fortalecido pelo STF, governo vai acelerar extinção de empresas

O governo do Estado planeja acelerar ainda este mês o cronograma de extinção das empresas cujas propostas foram aprovadas pelo Legislativo e transformadas em lei. Nas entrevistas que concedeu ontem, o Chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Fábio Branco, foi claro: fortalecido pela liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que autoriza a extinção de seis fundações públicas, uma companhia e uma autarquia estadual sem a necessidade de negociação prévia com servidores exonerados, o governo vai iniciar o processo pela Corag, a Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas, que edita o Diário Oficial do Estado.

Medida afeta leite longa vida no RS

Partiu do gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a determinação para que seja intensificada a fiscalização sobre a reidratação de leite em pó para a produção do tipo longa vida (UHT) em qualquer região do País conforme determina o Riispoa (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal). No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a reidratação para produção de leite pasteurizado, conforme a portaria, não pode ocorrer entre os meses de outubro a janeiro período de safra na região.

Causa e consequência

O aguaceiro que inundou ontem vários municípios da Região Metropolitana trouxe mais uma vez à tona uma realidade: A má educação dos cidadãos, que jogam todo tipo de lixo nas ruas, obstruindo saídas para escoamento das chuvas. E ao mesmo tempo, a cobrança de solução rápida aos órgãos públicos para as consequências dessa atitude.

Estado não terá feriadão

Uma sequência de mensagens falsas que circularam nas redes sociais, levou o governo do Estado a esclarecer ontem que a próxima sexta-feira não será ponto facultativo para os servidores estaduais. Dessa forma, sem feriadão, todos os órgãos ligados ao Estado devem retomar suas rotinas de trabalho normalmente após o feriado desta quinta-feira.

 

Deixe seu comentário: